Rastreabilidade de vegetais será obrigatório no Espírito Santo

Publicado em 18/11/2018 às 10:16

Compartilhe

A partir do dia 27 de novembro a rastreabilidade passa a ser obrigatória para todas as frutas, verduras e legumes produzidos ou comercializados no Espírito Santo. Com isso, o consumidor capixaba poderá ter acesso a informações sobre as etapas de produção, transporte, armazenamento e comercialização dos hortifrutigranjeiros, contribuindo assim para a segurança alimentar e o controle de qualidade dos produtos.

Na identificação é preciso conter o nome comum da espécie vegetal, e a variedade quando houver; nome do produtor primário (preferencialmente) ou do distribuidor (no caso de lote consolidado); município e estado de origem, quando de origem nacional, e o país, caso o produto seja importado.

{loadmodule mod_custom,Banner AdSense – Lateral 2}

A identificação poderá ser realizada por meio de etiquetas impressas, ou escritas à mão, ou qualquer outro sistema que permita identificar os alimentos de forma única e inequívoca, no próprio produto, ou em caixas, sacarias e demais embalagens.

Segundo o coordenador de Projetos da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), Luciano Fasolo, a Portaria Conjunta da Rastreabilidade apenas ratifica a obrigatoriedade de gerar informações mínimas sobre produção e manejo das culturas.

“Os produtores devem estar atentos às agendas de capacitação que estão sendo realizadas em cada município e também aos prazos, que estão sendo finalizados no próximo dia 27 no Espírito Santo. A rastreabilidade também está sendo implantada em todo o País por meio de uma instrução normativa do governo federal. Com a rastreabilidade, o produtor ganha mais reconhecimento por seu trabalho e o consumidor, mais qualidade no que consome”, destaca Fasolo.

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro