Representantes capixabas no PJB apresentam o projeto em Marechal Floriano

Publicado em 09/11/2018 às 10:48

Compartilhe

Devidamente empossadas até a próxima edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), as alunas Bruna Yara Gonçalves da Silva e Marykelly Cristina Moraes da Silva apresentaram o projeto à comunidade florianense, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Representantes capixabas no PJB apresentam o projeto em Marechal FlorianoOs trabalhos do PJB foram realizados em Brasília (DF), no mês passado. Bruna e Marikelly foram as únicas representantes capixabas no projeto. Elas são estudantes do Ensino Médio da EEEFM Emílio Oscar Hülle.

Durante a apresentação, elas mostraram slides com imagens do evento e deram uma aula sobre os projetos que defenderam nos cinco dias que estiveram na capital federal. Em meio a vários relatos, um em especial chamou atenção: elas estavam no Plenário Ulisses Guimarães – Câmara dos Deputados, onde tomaram posse, exatamente no dia cinco de outubro, data que foi criada a Constituição Federal de 1988, e que completa 30 anos. Foi uma grande honra para as estudantes.

As duas alunas ressaltaram que, para elas, houve uma mudança no posicionamento político em questões culturais, e que foi muito importante conhecer a política pessoalmente.

Representantes capixabas no PJB apresentam o projeto em Marechal Floriano 2“A jornada parlamentar teve uma contribuição muito significativa para esses jovens que dela participaram, permitindo-lhes perceber a importância do protagonismo juvenil. Foi um espaço muito valioso, em que eles tiveram a oportunidade de apresentar suas ideias, liderar e aprender sobre representação política e participação popular. E, em especial, por estarmos em um período político de grande repercussão, acredito que os estudantes notaram a importância da sua participação no processo político-democrático por meio do voto”, destacou a professora Reni Klippel Machado, que conduziu a apresentação.

Lançado em 2004, o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) é um programa de simulação da jornada de trabalho de um deputado federal. Para ser selecionado, o estudante deve ter entre 16 e 22 anos de idade, frequentar regularmente o 2º ou 3º ano do Ensino Médio tradicional ou 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico, em escolas públicas ou particulares. Durante cinco dias, os jovens selecionados dão voz às suas ideias e debatem os mais variados temas que são de grande relevância para o Brasil.

Veja também

Morango- freepik

Produção de morango cresce no Espírito Santo e movimenta R$ 396 milhões em 2024

WhatsApp Image 2025-07-28 at 17.30.42

Governo do ES realiza reuniões com setores afetados por tarifas dos EUA

d87f164f-187d-4a4a-8aca-59df7aa643e6

Brasil sai do Mapa da Fome: ‘Não há soberania sem justiça alimentar’, diz Wellington Dias

coluna-vida-saudavel

Como a saúde da tireoide está diretamente ligada à saúde capilar?

Ciclone

Alerta: ciclone traz ventos fortes e frio ao Espírito Santo

cacaucapa

Incaper promove curso on-line e gratuito sobre cultura do cacaueiro

{71CD5E04-56EA-820C-7A23-6E6544DEDC2D}

50ª Festa da Banana e do Leite resgata tradições e tem recorde de público

queijos -freepik

Queijos artesanais capixabas são premiados em evento nacional e ganham força no turismo local