Marechal Floriano é o campeão de preservação da Mata Atlântica na Região Serrana

Publicado em 24/10/2018 às 11:59

Compartilhe

Marechal Floriano é o 2º município que proporcionalmente mais preserva Mata Atlântica no Espírito Santo, e o primeiro da Região Serrana. A conclusão é do último levantamento feito pela ONG SOS Mata Atlântica.

Marechal Floriano é o campeão de preservação da Mata Atlântica na Região SerranaSegundo o estudo, cerca de 35% do município ainda possui áreas de floresta. Em números absolutos isso representa 9.947 hectares, o que corresponde a quase 10 mil campos oficiais de futebol. Em proporção de matas em relação ao território, Marechal supera vizinhos da Região Serrana, como Alfredo Chaves (32,8%), Vargem Alta (28,3%) e Domingos Martins (25,4%). Perde apenas para Sooretama (42,4%), município do Norte capixaba que abriga a maior reserva contínua de Mata Atlântica do Estado.

Os dados mais atualizados disponíveis pela SOS Mata Atlântica referem-se ao biênio 2014/2015. Para o secretário de Meio Ambiente de Marechal Floriano, Sérgio Ferreira, esse número pode ser maior, chegando a algo entre 40% e 50%. “Está sendo feito pela Seama (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) um levantamento mais detalhado sobre a quantidade de floresta remanescente nos municípios capixabas e isso deve comprovar que estamos entre os que mais têm área preservada no Estado, inclusive na Região Serrana, que é onde tem mais floresta”, explica.

Sérgio acrescenta que a equipe de Meio Ambiente do município trabalha em parceria com a Polícia Ambiental, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e outros órgãos no combate ao desmatamento e a degradação de mananciais. “Essa floresta que temos ajuda a alimentar as águas do Rio Jucu, que por sua vez abastece a população da Grande Vitória. Essa água também é usada na produção de alimento que também atende ao consumidor da região metropolitana”, lembra.

Reservas

Marechal Floriano é o campeão de preservação da Mata Atlântica na Região Serrana 2Não há reservas ambientais públicas em Marechal Floriano, porém, o município possui três áreas privadas protegidas: as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN´s) Koheler, às margens da BR-262 e próximo da divisa com Domingos Martins; a Reluz, na localidade de Boa Esperança e uma terceira em Rio Fundo.

Segundo Sérgio, elas se somam a outros pontos legalmente protegidos, como as Áreas de Preservação Permanente (APP´s) no entorno de nascentes e cursos d’água e as reservas legais das propriedades rurais, que precisam manter 20% da mata atlântica em seus territórios.

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos