Santa Teresa terá rede de energia subterrânea

Publicado em 26/09/2018 às 11:59

Compartilhe

Valorizar o patrimônio histórico e cultural do Espírito Santo e incrementar o turismo no município que é o berço da colonização italiana no Brasil. Esses são os objetivos do projeto de revitalização da Rua do Lazer de Santa Teresa, que começaram a ser colocados em prática na tarde desta terça-feira (25), quando o governador Paulo Hartung e o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Marcelo de Oliveira, celebraram contrato entre o Governo do Estado e a empresa EDP para execução das obras para passagem subterrânea da fiação aérea da via.

A obra vai contar com um investimento de R$ 1.745.081,07 e o prazo previsto de execução é de 12 meses, durante os quais a rede de distribuição de energia, telefonia, televisão e internet da via será reorganizada embaixo do calçamento, liberando totalmente a visão dos cerca de 70 imóveis da Rua do Lazer, muitos deles charmosos casarios da época da imigração. O projeto é pioneiro no Estado.

A rua, que aos finais de semana e feriados é fechada para a passagem de veículos, é uma das maiores atrações turísticas da cidade, concentrando mais de 20 bares e restaurantes. Além dos benefícios para o turismo, a mudança na fiação vai melhorar a qualidade dos serviços, já que evitará interrupções no fornecimento causadas por fatores externos, como chuva, ventos fortes ou quedas de árvores. Outro ganho é o aumento da segurança, ao evitar acidentes com a rede elétrica.

Na solenidade, o governador Paulo Hartung afirmou que a ação é importante para melhorar a qualidade de vida dos moradores e fortalecer a região como polo importante de turismo no Estado. “As cidades desenvolvidas no mundo conseguiram retirar a fiação dos centros urbanos. Isso traz uma beleza extraordinária e faz um resgate histórico. Vamos testar uma ação que seguramente será levada para outros municípios. Aqui vamos aprender juntos e isso tem um aspecto positivo para todo o Espírito Santo. Teremos um transtorno momentâneo durante as obras, porém com benefícios garantidos após a conclusão”, destacou.

“Hoje, aqui em Santa Teresa, estamos dando um passo muito importante. É o primeiro modelo do Espírito Santo, onde essa Rua de Lazer, tão frequentada – não só por moradores, mas por capixabas e pessoas de todo o Brasil – vai poder receber a primeira rede de energia elétrica subterrânea, mostrando a beleza que essas casas e a região já têm”, destacou o secretário Marcelo de Oliveira.

Para comerciantes e moradores, a obra vem em boa hora. “Vai ser um marco para a cidade. A Rua de Lazer já tem seu charme, devido ao estilo único das construções, e vai ganhar ainda mais destaque”, disse o comerciante Thiago Roldi, dono do Bar Elite, o mais antigo do local, em funcionamento há 91 anos.

Já a vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas da cidade, Graziela Coser Tessarolo, ressaltou a importância das calçadas acessíveis, previstas também no projeto de revitalização da via. “Somos uma cidade turística, então, um projeto como esse é muito bem-vindo. Vai ficar lindo”, destacou.

Revitalização

Santa Teresa terá rede de energia subterrânea 2O contrato com a EDP está previsto no Termo de Cooperação firmado entre o Estado e a Prefeitura de Santa Teresa para revitalização da Rua de Lazer. Além do enterramento dos fios aéreos, a via, que tem uma extensão de 500 metros, vai receber nova iluminação, paisagismo e calçadas acessíveis. Estas obras de reurbanização serão realizadas pelo município, e devem acontecer em paralelo à retirada dos fios, que será feita pela EDP.

O engenheiro responsável pela obra, Pedro Jayme Junior, estima que o investimento do município fique em torno de R$ 500 mil. A ideia da prefeitura é acabar com o desnível entre calçada e rua, facilitando a acessibilidade. Além disso, a obra será realizada em etapas, para não prejudicar o trânsito e o comércio local.

Veja também

Polícia grappling

PMES promove o I Simpósio Estadual de Grappling Policial

In the Hospital Operating Room Diverse Team of Professional Surgeons and Nurses Suture Wound after Successful Surgery.

Mobilização nacional para ampliar cirurgias eletivas no Estado acontece neste fim de semana

Coro Vox Victória

Coro Vox Victória se apresenta em Marechal Floriano e encerra temporada sobre consciência ambiental

Saúde Coletiva do Brasil

Profissionais do ICEPi apresentam trabalhos científicos no maior congresso de Saúde Coletiva do Brasil

takewondo

Sesport sedia Exame Estadual de faixa preta e dan de taekwondo

carreta de especialistas

Em nova rodada, carretas do Agora Tem Especialistas chegam a mais 15 municípios de 24 estados e o Distrito Federal

lula-conselhao-mc_abr_04122025-13

Lula disse a Trump que América Latina é zona de paz

julgamento-trama-golpista-mc_abr_11092025-8

EUA retiram Alexandre de Moraes e esposa de lista da Lei Magnitsky