Inscrições abertas para seleção de livros de autores capixabas

Publicado em 01/05/2018 às 12:00

Compartilhe

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou o edital para análise e seleção de 20 obras literárias de autores capixabas, que serão destinadas às escolas de Educação Infantil e de anos iniciais do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais de ensino participantes do Pacto Pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). Serão 2.885 exemplares – por título – a serem distribuídos para as unidades escolares.

As inscrições começaram nesta sexta-feira (27) e seguem até o dia 28 de maio, e deverão ser feitas diretamente protocoladas na Unidade Central da Sedu, das 8h às 18h, ou por meio dos Correios, desde que enviadas, exclusivamente, com Aviso de Recebimento (AR). Para este procedimento serão consideradas a data e a hora da postagem.

Anúncio

Somente serão aceitas inscrições de obras cuja última publicação tenha sido feita a partir do ano 2000, podendo apenas uma obra por autor. No ato da inscrição, os autores deverão entregar três exemplares da obra inscrita, devidamente embalados e identificados, externamente, com título, editora e categoria a que pertence. Além disso, também será necessário entregar a ficha de inscrição preenchida com a categoria da obra e nível de ensino a que se destina, incluindo dados pessoais e demais informações técnicas sobre o livro.

Seleção

Serão selecionadas obras literárias em verso, tais como poema, cantiga, trava-língua e outros; em prosa, como pequenas narrativas, textos de tradição popular, fábulas, lendas e mitos; e livros ilustrados, de imagens e histórias em quadrinhos, adequados ao desenvolvimento da leitura dos estudantes da Educação Infantil e aos anos finais do Ensino Fundamental. As obras serão avaliadas e selecionadas pela Comissão de Análise de Livros Literários da Sedu, seguindo os seguintes critérios: qualidade do texto, avaliação pedagógica da obra e projeto gráfico.

Anúncio

Os títulos das obras selecionadas e os nomes de seus autores serão divulgados no site www.educacao.es.gov.br. Após o resultado, o candidato que desejar interpor recursos contra a decisão final da avaliação de sua obra terá dois dias para fazer a ação, contados a partir da publicação do resultado do processo de seleção no Diário Oficial do Espírito Santo (DIO). O autor deverá ser claro, consistente e objetivo, caso contrário o pedido será indeferido.

Pacto pela aprendizagem no ES

A melhoria dos indicadores educacionais dos estudantes da educação básica no Espírito Santo, envolvendo domínio de competências como leitura, escrita e cálculo adequado à idade e ao nível de escolarização, é o principal objetivo do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes).

A proposta do Paes é implantar ações envolvendo a união de esforços entre o Governo do Estado, as prefeituras, a sociedade civil e a iniciativa privada, com ações focadas nas salas de aula, que resultem em avanços significativos de aprendizagem dos estudantes do Ensino Fundamental.

As principais metas do Pacto são que 100% dos municípios façam a adesão até o final de 2018 e que as metas do Plano Estadual de Educação também sejam alcançadas.

Até o momento, 75 municípios do Estado já assinaram a união ao Paes ou demonstraram interesse em fazer parte desse grande movimento de transformação e crescimento da aprendizagem das crianças e jovens do Espírito Santo.

Confira o Edital

Veja também

Dioni e Darli - Foto Julio Huber

Cooperativa investe R$ 12 milhões em filetadora para aumentar produção de tilápias no Espírito Santo

bovinos_arquivoidaf_francine

Mais da metade dos produtores rurais ainda não atualizou cadastro de rebanho no ES

Foto Felipe Amarelo

Exposição Amazônia entra nas últimas semanas em cartaz no Cais das Artes e já recebeu mais de 45 mil visitantes

Espécie Trichogenes claviger recém coletada_Foto Juliana Paulo da Silva

DNA na água revela peixe ameaçado e amplia mapa da biodiversidade em riachos do Espírito Santo

diadecampo_laranja_JM

Dia de Campo reúne citricultores e especialistas para fortalecer produção de laranja no Caparaó

santa-maria-de-jetiba

Santa Maria de Jetibá recebe segunda audiência pública do Orçamento 2027 e reúne demandas da região serrana

Img (8)-6

Santa Leopoldina adere ao Programa ES Inteligente para modernizar gestão e infraestrutura urbana

captura-de-tela-2026-06-18-110215

Capacitação prepara técnicos para aplicar currículo de sustentabilidade na pecuária leiteira capixaba