Protesto: Pais fecham superintendência e SEDU marca reabertura do Ensino Médio em Afonso Cláudio

Publicado em 27/02/2018 às 18:30

Compartilhe

A luta travada pelos pais contra a SEDU, que havia fechado o primeiro ano do ensino médio de três escolas do município de Afonso Cláudio, valeu à pena. A decisão final saiu após vários moradores da zona rural e apoiadores do movimento ocuparem a sala e fecharem com cadeados o portão da Superintendência Regional de Afonso Cláudio, na tarde desta segunda-feira (26). Os funcionários ficaram trancados dentro de suas salas com os manifestantes.

Protesto Pais fecham superintendencia e SEDU marca reabertura do Ensino Medio em Afonso Claudio 2Ao longo do mês de janeiro e fevereiro, ocorreram várias manifestações no município e na porta da SEDU em Vitória. Uma reunião com o subsecretário no início de fevereiro animou os manifestantes. Na ocasião, o subsecretário, representando Aroldo Costa, Secretário Estadual de Educação, sinalizou positivamente para a reabertura, desde que as inscrições dos futuros alunos fossem apresentadas com os devidos registros.

Pais de alunos das escolas de Pontões, Fazenda Guandu e Piracema se apressaram para concluir o que fora exigido. O processo foi realizado, mas, em uma reunião marcada com a superintendência, mais uma frustração: a representante não compareceu e ninguém aparecia para dar uma resposta sobre positiva ou não. O movimento relatou que depois de insistentes tentativas, eles decidiram iniciar a ocupação do prédio.

Segundo Andreia Dias da Silva Chirist, do Distrito de Piracema, por volta de 16 horas cerca de 15 pais ocuparam as salas da superintendência e trancaram o portão com correntes, e só deixaram o local às 21 horas após a palavra final da superintendente Lucirlene Ornela da Silva Veltem. Após contato com o secretário Aroldo Rocha, ficou decidido sobre a reabertura das turmas. A PM foi chamada para o local e se manteve do lado de fora do prédio.

Segundo um dos pais, que prefere não se identificar, a superintendência informou que as matrículas estarão abertas a partir de amanhã (27) e eles têm até o dia 02 de março para a reativação do primeiro ano do ensino médio das Escolas de Pontões, Fazenda Guandu e Piracema. Durante o manifesto, um funcionário disse à nossa reportagem que não tinha autorização para falar em nome do Secretário, mas afirmou que o processo estava sendo adiantado para uma decisão, quando os manifestantes chegaram de surpresa.

 

Veja também

01_carteira_de_trabalho2

Governo confirma salário mínimo de R$ 1.621 em 2026

capa_49962_AssinaturaLei10122025LucasSCosta1

Ales garante fornecimento de aparelho que monitora glicose

supermercado- freepik

Vitória fecha novembro com uma das cestas básicas mais baratas entre as capitais brasileiras

CNH- FREEPIK

Aplicativo CNH do Brasil simplifica processo para obtenção da primeira habilitação

FOGOS DE ARTIFÍCIO- FREEPIK

Governo do Estado regulamenta lei que proíbe fogos de estampido e reforça proteção ambiental e bem-estar social

café -julio huber

Incaper leva ao Prointec orientações em fruticultura, pecuária e cafeicultura de montanha

Imagem do WhatsApp de 2025-12-08 à(s) 11.31.49_e8e943c5

Festa da Penha 2026 divulga programação com mais de 40 missas, 14 romarias e shows de Eliana Ribeiro e Thiago Brado

carro sendo abastecido - freepik

Sefaz realiza 21 bloqueios preventivos no setor de combustíveis no segundo semestre de 2025