Dia Nacional do Imigrante Italiano vai ser comemorado no Clube Ítalo Brasileiro

Publicado em 20/02/2018 às 11:46

Compartilhe

Para comemorar o Dia Nacional do Imigrante Italiano, na próxima quarta-feira (21) a Casa d’Italia do Espírito Santo está organizando um evento para reunir a comunidade italiana do Estado em uma cerimônia que vai acontecer a partir das 17h, no Clube Ítalo Brasileiro, em Vitória. O encontro também será a abertura das fesvidades de aniversário do clube, que em maio completa 50 anos.

O evento contará com a presença de corais, grupos de danças e musicais de vários municípios do Estado, responsáveis pela animação do encontro. As associações de cultura, endades de apoio aos ítalo-capixabas, o Consulado Italiano, diretores, ex-diretores e sócios do clube Ítalo também marcarão presença na cerimônia. Entre as autoridades, o vice-governador, Cesar Colnago (que também possui a cidadania italiana) já confirmou presença, assim como representantes de Prefeitura de Vitória e do interior. Também confirmaram presença candidatos ao parlamento italiano, que buscam uma vaga como representantes da América do Sul, em campanha para as próximas eleições do dia 4 de março.

O Dia Nacional do Imigrante Italiano foi criado a partir do projeto de autoria do então senador ítalo-capixaba, Gerson Camata, e sancionada como Lei (11.687/08) pelo então vice-presidente José Alencar Gomes da Silva, em 2 de junho de 2008. A data lembra o início do desembarque dos imigrantes da Expedição Tabacchi em solo capixaba, em 21 de fevereiro de 1874, que trouxe da Itália 388 camponeses, do Trenno e do Vêneto, a bordo do navio La Sofia. Essa expedição é um fato marcante para o Brasil, pois inaugura a imigração em massa de italianos para ao país e, por esse motivo, a escolha da data que foi instuída por Lei.

Estima-se que hoje residam no Brasil mais de mais de 25 milhões descendentes de italianos. A maioria nos Estados do Sul e do Sudeste. São Paulo lidera numericamente, mas o Espírito Santo e Santa Catarina, nessa ordem, são os Estados que, percentualmente, possuem o maior número de descendentes em relação às respecvas populações.

Para o Diretor Presidente da Casa d’Italia, Cilmar Francescheo, o evento é de grande importância pois é a primeira vez que em Vitória se comemora a data, desde que a Lei foi instuída. “É nossa responsabilidade, como representantes da comunidade italiana no Espírito Santo, organizarmos esse encontro, para rememorar esse importante fato histórico, que abriu as portas aos italianos e que tanto contribuiu para o desenvolvimento do Estado e do país. É uma comemoração que muito nos orgulha pois, de fato, o Espírito Santo fica reconhecido, oficialmente, como o berço da imigração italiana no Brasil”.

“Para nós da diretoria é graficante iniciar as comemorações do cinquentenário do clube neste dia significavo para os Italianos. Um dos nossos objevos é realmente resgatar essa cultura no clube”, ressaltou o Presidente do Clube Ítalo Brasileiro, José Júlio Ferreira.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral