Crise hídrica: Sede de Santa Teresa faz racionamento de água

Publicado em 27/10/2017 às 14:10

Compartilhe

De acordo com o chefe do polo de operação da Cesan de Santa Teresa, Antônio Ferreira, por conta do período de seca e da previsão de que não irá chover tão cedo, o abastecimento de água na Sede do município será realizado por um período de 12 horas em 2 setores.

santa teresa esO setor 1 compreende os bairros do Eco, do Centro, São Lourenço, Vale do Canaã, Reconto do Vale e Vila Anita (Rua da Lama) e terá abastecimento de 7h às 19 horas. O setor 2 são os bairros Jardim da Montanha, Dois Pinheiros, Alvorada, Vila Nova e Centenário, sendo abastecidos de 19h às 7 horas.

“O comércio está mais concentrado no Centro e bairros próximos, por isso, nossa programação contempla o período de abastecimento pela manhã. À noite e de madrugada é a hora em que a maioria das pessoas está em casa e programamos o racionamento para esse período no setor 2”, disse Antônio.

Ele ressaltou que só será possível reestabelecer as condições normais de abastecimento de água quando houver aumento da vazão nos rios São Lourenço e São Pedro. Ou seja: não há previsão de retorno à normalidade.

“Somente com as condições climáticas favoráveis (chuvas) e estabilização do nível dos pontos de captação, o abastecimento poderá retornar às condições normais”, frisou o chefe operacional da Cesan.

Crise hídrica

O Espírito Santo tem enfrentado a maior crise hídrica dos últimos 80 anos, causando severa seca em várias regiões do Estado, forçando medidas de contingência e/ou racionamento por parte da Cesan, de acordo com as condições das fontes de abastecimento de cada localidade.

A situação foi amenizada pela ocorrência de chuvas nos últimos meses, porém, como não tem chovido ou chovido muito pouco, alguns mananciais, como o dos rios São Lourenço e São Pedro em Santa Teresa, que atende a captação que abastece o município, começaram a apresentar redução em suas vazões.

Em todo o Espírito Santo, nove cidades estão em racionamento de água. São José do Calçado e Apiacá, no Sul; Conceição da Barra, no Norte; e Vila Pavão, Mantenópolis, Santa Teresa, São Roque do Canaã, Itarana e Itaguaçu, na região Noroeste.

Veja também

WhatsApp Image 2025-05-20 at 16.24.50

Governo do ES investe R$ 34,4 milhões em alimentos da agricultura familiar para merenda escolar

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1

Trump anuncia possível início imediato de negociações de paz entre Rússia e Ucrânia

Florestal

Desmatamento no Espírito Santo cai mais de 60% em 2024, aponta relatório

IAAP - comite gestor

Governo do ES reforça vigilância após registro de gripe aviária em granja no RS

View of palestinian flag behind barbed wire in the desert against cloudy sky.

Brasil repatria novo grupo de brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza

Imagem do WhatsApp de 2025-05-20 à(s) 17.33.49_746b9d051

Jaguatirica é encontrada morta após ser atropelada em Domingos Martins

unplash 1

Expected Goals (xG) explicado: a métrica que está revolucionando as apostas

Imagem do WhatsApp de 2025-05-20 à(s) 16.59.47_38c7c595 1

Caso Rayane Berger: Família viveu “um velório a cada adiamento”, diz advogada da acusação às vésperas do julgamento