Expectativa de queda na produção de café para 2018

Publicado em 08/10/2017 às 13:13

Compartilhe

A colheita de café da safra 2017, de ciclo baixo, está chegando ao fim, mas a expectativa dos produtores não é das melhores para o ciclo 2018/2019. Nas principais regiões produtoras do país, a falta de chuva e as temperaturas médias muito altas para essa época do ano aumentam a preocupação em relação à produtividade e à qualidade da próxima safra.

Há vários meses os operadores do mercado previam uma safra de café recorde em 2018, mas em consequência do clima, esta possibilidade está descartada. Segundo diretor técnico da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), José Milton Dallari, há uma incógnita em relação à próxima safra. “Com a escassez de chuvas entre agosto e setembro, a primeira florada do arábica, que ocorreu no fim de agosto, vingou muito pouco, exceto o café irrigado”, diz.

Quanto à próxima florada, a mais importante, esperada a partir de outubro, ele acredita que poderá ser prejudicada, se não chover nas regiões produtoras. “Mas pode haver alguma recuperação, caso chova em novembro e dezembro”, prevê o diretor da SNA.

COLHEITA – A safra 2017 de café deverá chegar a 44,77 milhões de sacas de 60 Kg, segundo levantamento divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O resultado indica uma redução de 12,8%, comparada com o ciclo anterior, quando foram obtidas 51,37 milhões de sacas. Para Dallari, a safra atual deverá ficar entre 44 mil e 47 mil sacas.

Maior produtor de café do mundo, com 32% do total, maior exportador e segundo maior consumidor, pela primeira vez o Brasil está com os estoques governamentais zerados. Na prática, o país conta somente com o café colhido na safra 2017 para atender aos compromissos de exportação e ao consumo interno. A expectativa de boa safra para 2018 poderia ajudar a regular esses estoques, mas isso pode não acontecer.

AMEAÇA – Um estudo divulgado dia 11 de setembro, pela Universidade de Vermont (EUA), acena com um futuro difícil para o café. O efeito do aquecimento global, que tem modificado o clima no planeta, pode diminuir em até 88% as áreas próprias para cultivo para essa lavoura nos próximos 40 anos.

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), um aumento de 3 graus na temperatura global poderia reduzir em 50% as áreas cultiváveis em países como Brasil, Vietnã – o segundo maior produtor mundial – e Colômbia, o terceiro.

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral