Produtores rurais que fazem captação de água precisam se cadastrar

Publicado em 19/09/2017 às 13:38

Compartilhe

A captação e o uso de água nos municípios de Domingos Martins e Marechal Floriano vem sendo foco de uma pesquisa realizada pela Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh). Com o objetivo de obter um diagnóstico mais realista da disponibilidade hídrica no Espírito Santo, o órgão vem desenvolvendo a cadastramento de usuários de recursos hídricos nas bacias hidrográficas.

O cadastro, que é gratuito, pode ser feito na sede do Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, na sede de Domingos Martins, e na Secretaria de Agricultura de Marechal Floriano, localizada no Centro de Agronegócios. Nas duas cidades, a campanha terá duração de três meses, sendo encerrada no dia 29 de dezembro.

Após o cadastramento, a pessoa receberá um certificado que torna sua situação regular, além de ser válido até dezembro de 2018. Com esse documento em mãos, os produtores rurais podem apresentá-lo aos bancos e instituições financeiras para ter acesso a linhas de crédito.

Segundo a Agerh, o trabalho vai contribuir para as ações de recuperação da bacia do Rio Jucu, além de ser uma ferramenta no conhecimento da realidade dos rios, em relação à quantidade de água que é utilizada e à quantidade ainda disponível para uso, o que tornará mais ágil a emissão da outorga.

O cadastro dos produtores rurais integrantes da Região Hidrográfica do Rio Santa Maria do Doce também já começou. Santa Teresa é um dos municípios onde está havendo cadastro dos produtores em cinco locais diferentes do município.

GESTÃO DA ÁGUA – Coordenador e responsável pelo cadastramento em Domingos Martins, Vinicius Pelissari, conta qual é o intuito da campanha. “O cadastro serve para nós sabermos dos produtores e usuários de água, qual é a quantidade de água que eles utilizam com a finalidade de se fazer a gestão de recursos hídricos. Esse trabalho é voltado para as pessoas que fazem o uso da água dos rios e que não estão associados às companhias de água tradicionais, como a Cesan, SAAE, entre outros”, conta o representante da Agerh.

A expectativa é de que o projeto, que tem parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes), possa promover a regularização de aproximadamente 35 mil usuários. Com nove meses de duração, o projeto será executado em três etapas. A primeira vai abranger sete bacias hidrográficas: Jucu, Guandu, Santa Maria do Doce, Benevente, Rio Novo, Santa Maria da Vitória e Itaúnas, sendo executada em 26 municípios estratégicos.

O Presidente do Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano, Flávio Wruck, que foi primeiro a realizar o cadastro, falou sobre a importância da campanha. “Nós do Sindicato estamos atuando como parceiros nessa questão de regularizar a utilização dos recursos hídricos. Passamos por um período de crise hídrica muito grave e de alguns conflitos, e acho que esse cadastramento vai possibilitar uma racionalidade dos recursos naturais, de forma regularizada, além de evitar conflitos entre os produtores rurais”, ressalta Flávio.

Ainda segundo Wruck, a ideia é, posteriormente, levar o cadastro para as localidades do interior de Domingos Martins, para que mais pessoas possam realizar o cadastramento e obter o certificado da campanha, que também será realizada nos municípios de Viana e Cariacica.

OUTORGA – É um instrumento necessário para o gerenciamento dos recursos hídricos, que permite o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água, possibilitando uma distribuição mais justa e equilibrada desse recurso. Esse documento assegura ao usuário o direito de utilizar os recursos hídricos, por prazo determinado, nos termos e nas condições expressas no respectivo ato administrativo.

CADASTRO

Domingos Martins
Sindicato Rural de Domingos Martins e Marechal Floriano
Endereço: Rua João Baptista Wernersbach (Rua de Lazer), Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Marechal Floriano
Secretaria Municipal de Agricultura
Endereço: Centro de Agronegócios, Rodovia ES-146 – km 01, no Posto do Café, Santa Maria de Marechal, das 08h30 às 16h.

Santa Teresa
Locais: IFES de Santa Teresa (08h às 16h30) – Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico (08h às 11h e 12h30 às 15h30) – Centro de Treinamento de Várzea Alegre (08h às 11h e 12h30 às 15h30) – Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STR (07h às 16h) – Sindicato Rural Patronal de Santa Teresa (07h15 às 11h e 12h15 às 15h30).

Documentos para cadastro de usuários de água

Documentos – RG, CPF ou CNPJ
Endereço para correspondência – Caso não tenha um endereço bem definido, informar de um parente, igreja ou comércio próximo
Procuração – Caso outra pessoa venha fazer o cadastro em nome do usuário
Coordenadas Geográficas – Utm Datum Wgs 84 o uso ou interferência
(tomadas/retiradas de água) – neste caso um par de coordenadas por interferência no rio
Quantidade de bombas – Potência nominal e vazão nominal das bombas
Dados de captação – Vazão, horas por dia, dias por mês
Barramento – Material da barragem, largura, comprimento, área inundada, altura, volume máximo, vertedouro de superfície, dispositivo de vazão mínima – caso não saiba estas informações não há impedimento para fazer o cadastro
Caso de abastecimento industrial – Tipo de indústria, início da atividade, número de empregados, produção diária, consumo de água por unidade de produto
Irrigação – Tipo de cultura, área, sistema de irrigação, lâmina bruta de água – quantidade
Dessedentação de animais – Tipo de criação, quantidade de animais

Veja também

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas

Messy wires attached to the electric pole, the chaos of cables and wires on an electric pole in Bangkok, Thailand, concept of electricity

Câmara de Venda Nova aprova projeto para remoção de cabos e fios sem uso nas vias urbanas

fogos de artificio

Governo do ES regulamenta lei que proíbe fabricação e queima fogos de artifício ruidosos