Incaper atualiza previsão da produção agrícola para 2017

Publicado em 30/07/2017 às 11:51

Compartilhe

Por meio da 10ª edição do Boletim da Conjuntura Agropecuária Capixaba, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) atualizou as previsões de produção e produtividade agrícola para 2017. O documento foi elaborado com base no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) e finalizado, em abril, pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (GCEA/ES).

Para a cafeicultura estadual, a previsão é de um aumento de rendimento de 9,5%. Esse aumento é puxado pelo café conilon, cuja previsão de rendimento é 23% maior na comparação com 2016. No caso da pimenta-do-reino, a área colhida, produção e rendimento confirmam tendência de alta. Já com relação aos preços, o valor médio do quilo de pimenta-do-reino foi de R$ 9,17 em junho, valor bem abaixo da média que vinha sendo praticada nos últimos anos.

Em geral, a estimativa de produção para a agricultura, em 2017, gira em torno de 5,16 milhões de toneladas, acentuando um pouco mais a queda observada desde 2015. Como destaques, há previsão de queda, em relação a 2016, de 20% na produção da cana-de-açúcar e 9,2% no café arábica.

As informações do LSPA são obtidas por intermédio das Comissões Regionais de Estatísticas Agropecuárias (Corea) e consolidadas em nível estadual pelo Grupo de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias – GCEA/ES. Ressalta-se que as informações agrícolas mensais por município obtidas no LSPA são preliminares e de responsabilidade do GCEA-ES.

Para acessar a publicação, clique aqui: http://biblioteca.incaper.es.gov.br/digital/bitstream/item/2737/1/Boletim-Final-2017.pdf

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo