Semana Nacional de Prevenção Contra Incêndio começa nas montanhas
Publicado em 03/07/2017 às 12:56


O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realizará, até o dia 9 de julho, a “Semana de Prevenção Contra Incêndio 2017”. As atividades fazem parte das comemorações do Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado ontem (02).
Durante a semana serão desenvolvidas diversas atividades, e o 4º Batalhão Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo, localizado em Marechal Floriano, está preparando ações para toda a semana nas montanhas.
Entre as ações se destacam campanhas educativas, que consiste em panfletagem e visita a estabelecimentos e edificações com intuito de orientar seus proprietários e usuários de como utilizar os equipamentos de incêndio da edificação.
Também haverá vistorias de fiscalização educativa em supermercados. Vistoriadores da Seção de Atividades Técnicas farão visitas, de caráter educativo, a supermercados da região de montanhas, com o objetivo de orientar seus responsáveis quanto às medidas necessárias de segurança para sua edificação.
Druante a semana também serão feitas demonstrações técnicas, com exposição de equipamentos, viaturas e materiais, além de demonstrações técnicas relacionadas com a atividade de bombeiro.
Confira a programação nas montanhas
Dia 03/07 – Vistorias de fiscalização educativa em supermercados de vários municípios da região de montanhas capixabas.
Dia 04/07 – Campanha educativa e demonstração técnica na Escola Estadual Teófilo Paulino, em Domingos Martins.
Dia 05/07 – Campanha educativa em Venda Nova do Imigrante.
Dia 06/07 – Campanha educativa e demonstração técnica na Escola Estadual Emilio Oscar Huller, Marechal Floriano.
Curiosidade
A profissão de bombeiro é muito antiga no País. Em 02 de julho de 1856, o Imperador D. Pedro II assinou o Decreto Imperial nº 1.775, que regulamentava, pela primeira vez no Brasil, o serviço de extinção de incêndios. Desde então, muitas vidas foram salvas.
No Estado do Espírito Santo, a profissão foi regulamentada em 26 de dezembro de 1912, por meio da Lei nº 874. Na ocasião, foi criado oficialmente o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo pelo então Presidente do Estado, Marcondes Alves de Souza, com um efetivo de 13 integrantes.
A data de comemoração ao Dia Nacional dos Bombeiros foi instituída pelo Decreto n.º 35.309, de 02 de abril de 1954, do então Presidente da República, Getúlio Vargas.
Veja também

Agora Tem Especialistas abre 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em áreas prioritárias do SUS
