Produtores investem em qualidade do cacau em Alfredo Chaves

Publicado em 27/06/2017 às 14:39

Compartilhe

Cerca de 30 pessoas, entre técnicos rurais e agricultores familiares, participaram de um dia especial de capacitação sobre poda de cacaueiros, em Alfredo Chaves, no Sul do Estado. O encontro foi realizado na propriedade do produtor José Carlos Maranhão, que começou a investir na cultura há aproximadamente seis anos.

cacau alfredo chavesO evento em questão é fruto da parceria entre o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e a Prefeitura.

Anúncio

O técnico da Ceplac ministrou uma palestra sobre a poda dos cacaueiros e depois todos puderam participar da parte prática com uma demonstração de poda nas lavouras da propriedade. O município de Alfredo Chaves é conhecido como a “Terra da Banana e do Leite”, mas também possui vasta diversificação de culturas. Dentre elas, o cacau, com 38 hectares da plantação, 26 famílias envolvidas nas atividades e uma produção de 250 sacas beneficiadas ao ano.

“Foram os produtores que nos demandaram para serem orientados porque alguns deles estão motivados a investir na cultura e outros a expandir a produção. A expectativa é posteriormente realizarmos com os parceiros um dia de palestra e prática em pós-colheita com o intuito de melhorar a qualidade da produção de cacau nas propriedades”, salientou o chefe local do Incaper, o extensionista Alciro Lamão Lazzarini.

De acordo com informações do escritório do Incaper do município, no mês de julho, os três parceiros vão distribuir 20 mil mudas de cacau, com sementes resistentes às doenças que afetam as raízes dos cacaueiros. Posteriormente, quando as mudas estiverem com aproximadamente seis meses, será o ponto ideal para enxertia, o que poderá resultar em novas capacitações.

Anúncio

Veja também

1

Alfredo Chaves recebe 16º Encontro de Trilheiros neste domingo com aventura e programação especial

1

Café conilon se consolida como símbolo do agro capixaba e marca trajetória da Cooabriel

WhatsApp-Image-2026-09-11-at-13.54.36_p11579_cover_image_resized

Sebrae/ES cria movimento para preparar empresas capixabas para a Reforma Tributária

WhatsApp Image 2026-09-15 at 16.08.28

Centro de Vitória recebe evento sobre inovação e futuro do turismo capixaba

Weliton_Aiolfi

Vargem Alta recebe festival que une cultura indígena, natureza e ancestralidade

Casa do Governador - ArtRio - Por Wesley Sabino (2)

Parque Cultural Casa do Governador leva arte acessível à ArtRio pelo segundo ano

vacina-idosos-foto-magnifica

Vacina Pneumo 20 começa a ser oferecida pelo SUS para pessoas com 85 anos ou mais

WhatsApp-Image-2026-09-14-at-15.05.04-1024x744

Nova diretoria da Faes toma posse para mandato 2026-2030