Estudantes participam de aula de campo no Pico dos Três Pontões em Afonso Cláudio

Publicado em 24/06/2017 às 12:45

Compartilhe

Os estudantes, da 2ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Itagiba Escobar, localizada no município de Cariacica, participaram, no dia 14, de uma aula de campo no Pico dos Três Pontões e no Museu das Grandes Guerras, ambos localizados em Afonso Cláudio. A ação teve como objetivo trabalhar as grandes guerras mundiais, o ecoturismo, a Mata Atlântica, as espécies de Bromélias Endêmicas e os demais componentes dos ecossistemas, além das relações interpessoais em grupo.

No Pico dos Três Pontões, os alunos participaram de uma trilha ecológica de seis quilômetros, onde o grupo pôde observar as Paineiras, os Musgos, os Liquens, a erosão diferencial, formação de Serra Pilheira, erosão esferoidal, os Alvéolos e a formação montanhosa da região de Afonso Cláudio. Quem acompanhou a turma durante a caminhada foi o guia e proprietário da pousada Cantinho dos Três Pontões, Itamar Arno Tesch.

Já no Museu das Grandes Guerras, os estudantes foram recebidos pela família do senhor Rolf Hoffman e puderam contemplar o acervo com mais de cinco mil peças utilizadas nos campos de batalhas, na primeira metade do século XX. No local, fardas, medalhas e equipamentos bélicos incorporam um cenário característico vivido por grandes personagens da história, como Hitler, Napoleão e o imperador prussiano Frederico, também conhecido como “O Grande”.

Segundo a diretora da escola, Elaine Cristina Rossi Pavani, esta ação contribui para melhorar a compreensão dos conteúdos estudados em sala de aula. “A partir dessas informações colhidas nas visitas os estudantes são provocados a pensar cientificamente e a buscar formas de intervenções positivas para algum problema existente em sua comunidade”, pontuou.

O aluno, Matheus Muniz Souza, afirmou que a caminhada foi bastante produtiva e que ele aprendeu muito fazendo a trilha. “Achei muito legal, pois dificilmente temos aulas de campo assim. Vi uma planta que nunca tinha ouvido falar antes, e que só temos aqui no estado, a Bromélia Endêmica. Sem falar que com essa aula aprendemos a ver a natureza por outro lado, um lado mais verde e simples. Apesar de cansativo, o passeio valeu muito a pena, porque saímos do estresse da sala de aula”, explicou.

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas