Alunos provam cardápio saudável na hora do lanche na escola de Victor Hugo

Publicado em 26/05/2017 às 17:07

Compartilhe

O horário do lanche de uma forma divertida e bem democrática. Essa foi a ideia desenvolvida, na última quinta-feira (25), pela equipe de educadores do EMEF Victor Hugo, em Marechal Floriano, para tornar a merenda dos alunos mais saudável.

pizza de abobora e marechal floriano 1No cardápio, que foi escolhido pelos próprios alunos por meio de uma votação, um prato da culinária italiana foi o vencedor: a pizza. Foram ministradas aulas com o tema “alimentação saudável” para os alunos. Em seguida, a equipe se reuniu com as merendeiras, planejando ofertar algo que tivesse sido sugerido pelos alunos, na enquete, mas que fosse saudável.

Na receita, os sabores tradicionais deram lugar ao gostinho de abóbora (tendo até as cascas utilizadas), ao molho de tomate, a cenoura e ao frango desfiado. O grande detalhe da degustação ficou por conta dos mais de 300 alunos, que só ficaram sabendo dos ingredientes após provarem as mais de 400 mini-pizzas que foram feitas.

Segundo a diretora do Escola Municipal de Ensino Fundamental EMEF Victor Hugo, Eliane Leandro da Vitoria, as merendeiras toparam o desafio e resolveram criar. “As merendeiras Eliani Martins e Nilza Cardoso, com muito prazer, aceitaram o desafio de fazer uma pizza nutritiva.

pizza de abobora e marechal floriano 3

A ação de promover uma alimentação saudável e nutritiva deu tão certo que deve se repetir pelo menos uma vez por mês. O delicioso também será inscrita por uma das merendeiras na segunda edição do concurso nacional “As Melhores Receitas da Alimentação Escolar”. Se deu aquela vontade de fazer uma mini-pizza em casa, Eliane dá à receita.

Pizza de abóbora

Ingredientes
3 colheres de sopa de óleo
1 copo americano de leite
1 copo americano de purê de abóbora madura (cozinhar e amassar a abóbora até ficar um purê)
1 colher de café (cheia) de Pó Royal
1/2 kg de trigo (até dar o ponto)

Preparo
Coloque o óleo, o leite, o purê de abóbora, mexa bem, em seguida coloque o Pó Royal e o trigo até dar o ponto da massa de pizza. Recheio a gosto

Rendimento
20 mini-pizzas

Tempo de preparo
10 a 15 minutos

Veja também

54990387814_39c1d28297_o

Lula vê última chance para acordo Mercosul e UE durante cúpula do Mercosul

IMG-20250310-WA0064 (1)

Prêmio Melhores do Esporte anuncia vencedores nesta quinta (18)

capa_49984_CAFEGovernoES

Deputados aprovam incentivo fiscal para comércio de café cru

HQF_1296-1

O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Lidiney-1024x687-Foto- Fabricio Ribeiro

Após Comissão Processante, vereadores avançam com CPI contra Lidiney Gobbi

4a2bbe03-fffc-4f51-b871-3f34df92d058

Governo do Brasil lança linha de crédito de R$ 6 bilhões para apoiar caminhoneiros na compra de veículos

Café-capa-mão- FOTO- JULIO HUBER

Aprovado no Senado o Projeto de Lei dos safristas

Design Marcel Carone1

Autismo: um modo próprio de perceber, aprender e se relacionar com o mundo