Museu de Biologia Professor Mello Leitão apresenta novas atrações durante a 5ª Semana da Mata Atlântica em Santa Teresa

Publicado em 29/05/2026 às 14:36

Compartilhe

Trilha_polinizadores

Fotos: Divulgação/INMA

O Museu de Biologia Professor Mello Leitão (MBML), em Santa Teresa, inaugurou nesta sexta-feira (29) duas novas atrações durante a programação da 5ª Semana da Mata Atlântica. Os visitantes já podem conhecer a “Trilha dos Polinizadores” e um novo ambiente temático dedicado às serpentes da Mata Atlântica no Ofidiário do museu.

A “Trilha dos Polinizadores” oferece ao público informações sobre o processo de polinização das plantas, destacando os principais polinizadores de diferentes espécies e os períodos em que a polinização acontece. A proposta também convida os visitantes a participarem da produção de conhecimento científico por meio da observação e do registro das interações entre plantas e animais polinizadores.

Anúncio

Segundo a pesquisadora do Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), Juliana Hipólito, ainda existem muitas lacunas no conhecimento sobre a polinização de espécies da Mata Atlântica.

“Os visitantes da trilha são convidados a se tornarem cientistas cidadãos, observando e registrando as interações entre as plantas e os polinizadores”, explicou.

A trilha também destaca o papel das abelhas nativas sem ferrão, conhecidas como meliponíneos, fundamentais para a manutenção dos ecossistemas naturais e para a polinização de plantas cultivadas e nativas.

Anúncio

O gestor do Meliponário do MBML/INMA, o entomólogo Thiago Mahlmann, ressaltou a importância desses insetos.

“As abelhas são reconhecidas como polinizadoras por excelência, sobretudo por dependerem dos recursos florais durante todo o ciclo de vida. Os meliponíneos têm papel essencial na manutenção dos ecossistemas naturais”, afirmou.

Atualmente, mais de 260 espécies de abelhas nativas sem ferrão são conhecidas no Brasil. Entre elas está a Melipona capixaba, conhecida como uruçu-preta, espécie endêmica da região serrana do Espírito Santo e classificada como “Em Perigo” de extinção.

A implantação da trilha contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Novo espaço sobre serpentes da Mata Atlântica

Outra novidade apresentada durante a programação foi a renovação do Ofidiário do museu, que agora conta com um ambiente temático sobre as serpentes da Mata Atlântica, bioma que abriga cerca de 200 espécies desses animais.

O espaço reúne animais vivos, peças preservadas, réplicas de crânios, estruturas biológicas, modelos anatômicos e painéis fotográficos para proporcionar uma experiência educativa ao público.

A médica veterinária e gestora do zoológico do INMA, Mariana Furtado, explicou que a proposta é ampliar o conhecimento sobre a diversidade e a ecologia das serpentes.

Já a pesquisadora do INMA, Thais Condez, destacou que a exposição será atualizada constantemente com novas peças e curiosidades sobre os animais.

“Infelizmente, a desinformação ainda resulta na morte de muitos animais. A exposição pretende aproximar o público dessa diversidade e ressaltar a necessidade de conservação”, destacou.

Programação segue até sábado

Com o tema “Conhecer e Preservar”, a 5ª Semana da Mata Atlântica de Santa Teresa promove atividades voltadas à educação ambiental e à conservação do bioma.

Ao longo da semana, a programação incluiu plantio de árvores, oficinas de produção de mudas, palestras e apresentações musicais do VI Festival Internacional de Violão do Estado do Espírito Santo.

Nesta sexta-feira à noite, o MBML recebe alunos da Escola Pinto Coelho para uma atividade sobre os valores da natureza. O encerramento da programação acontece neste sábado (30), com um treino funcional aberto à comunidade no Ecoparque da Mata Atlântica Augusto Ruschi, às 8h30.

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 16.37.36

Irmãos são detidos por tráfico de drogas em bar de Marechal Floriano

capa

Escritora de Domingos Martins lança livro inspirado na trajetória de Carolina Maria de Jesus

Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão- foto- divulgação

Aulão gratuito para o Enem arrecada doações para crianças em tratamento contra o câncer em Domingos Martins

COLUNA GATRONOMIA

Bananas flambadas 

Agência Conceição_Linhares_460A1679-1 (1)

Sicoob ES ultrapassa R$ 43 bilhões em ativos e mantém liderança empresarial no Estado

Sem título

Mulher procurada pela Justiça por tráfico de drogas é presa na zona rural de Domingos Martins

proxy

Projeto de agricultores de Boa Esperança conquista Prêmio Biguá Sustentabilidade 2026

image-2-768x620

Após reclamações, coleta de lixo é retomada em Chapéu, Domingos Martins