Governador lidera primeira reunião do Estado Presente com gestores da Segurança

Publicado em 16/04/2026 às 13:55

Compartilhe

CIDL1475

Foto: Cid Costa/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, liderou, nesta quarta-feira (15), a primeira reunião de coordenação estratégica da nova gestão do programa Estado Presente em Defesa da Vida. O encontro foi realizado no Palácio Anchieta e reuniu representantes das forças de segurança, secretários de Estado, integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, entre outros órgãos.

A reunião marcou o início dos trabalhos sob o comando do novo governo e ocorreu em um cenário de estabilidade nos indicadores de violência, com tendência de queda nos homicídios. Em março, o Espírito Santo registrou 59 assassinatos — o menor número para o mês nos últimos 30 anos e o melhor resultado desde o início da série histórica, em 1996.

Anúncio

Apesar do aumento da circulação de pessoas durante o verão e da realização de eventos em diversas regiões, os dados apontam manutenção do controle da violência letal. No primeiro trimestre de 2026, foram contabilizadas 213 mortes violentas, o mesmo total registrado no mesmo período de 2025.

Durante a reunião, o governador destacou a necessidade de vigilância permanente na área de segurança pública. “A Segurança Pública é uma obra contínua. Precisamos acompanhar diariamente os resultados, investir e fortalecer nossas forças policiais para avançar ainda mais e tornar o Espírito Santo um lugar cada vez mais seguro”, afirmou Ferraço.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, ressaltou o desempenho positivo de março, mesmo diante de um cenário desafiador. Segundo ele, os resultados refletem a integração das ações do programa e a continuidade de políticas estruturantes.

Anúncio

Já o secretário de Economia e Planejamento e coordenador do Estado Presente, Álvaro Duboc, reforçou o compromisso do governo com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à segurança. Ele destacou que a integração entre instituições, aliada a investimentos e à gestão estratégica, tem sido fundamental para a redução dos crimes violentos.

O principal desafio, segundo as autoridades, é manter a trajetória de queda nos índices, com foco no combate às facções criminosas e aos crimes patrimoniais, que também vêm apresentando redução nos últimos anos, impulsionada por investimentos em efetivo e tecnologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 16.37.36

Irmãos são detidos por tráfico de drogas em bar de Marechal Floriano

capa

Escritora de Domingos Martins lança livro inspirado na trajetória de Carolina Maria de Jesus

Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão- foto- divulgação

Aulão gratuito para o Enem arrecada doações para crianças em tratamento contra o câncer em Domingos Martins

COLUNA GATRONOMIA

Bananas flambadas 

Agência Conceição_Linhares_460A1679-1 (1)

Sicoob ES ultrapassa R$ 43 bilhões em ativos e mantém liderança empresarial no Estado

Sem título

Mulher procurada pela Justiça por tráfico de drogas é presa na zona rural de Domingos Martins

proxy

Projeto de agricultores de Boa Esperança conquista Prêmio Biguá Sustentabilidade 2026

image-2-768x620

Após reclamações, coleta de lixo é retomada em Chapéu, Domingos Martins