Após sucesso de público, Palácio Anchieta prorroga exposição de Rembrandt van Rijn até maio

Publicado em 15/04/2026 às 08:18

Compartilhe

CIDL1054

Fotos: Helio Filho

Diante da forte procura do público e da alta demanda por agendamentos, o governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, anunciou a prorrogação da exposição “Rembrandt – O mestre da luz e da sombra” no Palácio Anchieta, em Vitória. Inicialmente prevista para encerrar em abril, a mostra seguirá aberta até o dia 17 de maio de 2026, atendendo a uma recomendação técnica do próprio espaço cultural, que registra filas de espera e fluxo contínuo de visitantes desde a abertura, em 25 de fevereiro.

Os números reforçam o sucesso da iniciativa. Até agora, mais de 29 mil pessoas já visitaram a exposição. Somente no último fim de semana, cerca de 5 mil visitantes passaram pelo local. O projeto também teve forte adesão de escolas, com aproximadamente 100 instituições atendidas, envolvendo estudantes e professores. Ainda assim, a procura supera a capacidade atual, com dezenas de escolas na lista de espera — o que representa cerca de 800 alunos e 80 professores aguardando agendamento.

Anúncio

Para o governador, a decisão de ampliar o período da mostra reafirma o compromisso com o acesso à cultura. Segundo ele, a grande participação do público evidencia a importância de iniciativas que aproximem os capixabas de obras de relevância internacional, fortalecendo a inserção do Espírito Santo no circuito cultural.

A gerente do Patrimônio Histórico do Palácio Anchieta, Áurea Lígia Miranda Bernardi, destaca que a alta demanda, especialmente por parte das escolas, foi determinante para a prorrogação. De acordo com ela, a exposição tem contribuído para a formação de público e para a valorização da linguagem da gravura.

Antes de chegar ao Estado, a mostra passou por Rio de Janeiro e Belo Horizonte, reunindo mais de 120 mil visitantes nas duas capitais. Em Vitória, consolidou-se como um marco cultural, ampliando a visibilidade do Palácio Anchieta e atraindo visitantes de diferentes regiões do país e até do exterior.

Anúncio

A exposição apresenta 69 gravuras originais de Rembrandt van Rijn (1606–1669), um dos principais nomes da história da arte e referência da chamada Era de Ouro holandesa. Reconhecido pelo domínio do claro-escuro, o artista explorava o contraste entre luz e sombra para criar profundidade e expressividade, influenciando diferentes movimentos artísticos ao longo dos séculos.

Além do valor artístico, a mostra também se destaca pelo caráter educativo e inclusivo. Entre as atividades oferecidas está a isogravura, que permite ao público experimentar técnicas relacionadas ao processo criativo do artista. A estrutura inclui ainda lupas para observação detalhada das obras, ambiente imersivo, além de recursos de acessibilidade, como sala sensorial, peças táteis, audioguia, braile e Libras.

A exposição conta com patrocínio da Biancogres e do Supermercados BH, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura. A organização é da The Art Co., em parceria com a Brasil Meeting Points. A realização envolve a Premium Comunicação Integrada de Marketing, o Ministério da Cultura e o Governo Federal.

Fonte: LR Comunicação

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 16.37.36

Irmãos são detidos por tráfico de drogas em bar de Marechal Floriano

capa

Escritora de Domingos Martins lança livro inspirado na trajetória de Carolina Maria de Jesus

Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão- foto- divulgação

Aulão gratuito para o Enem arrecada doações para crianças em tratamento contra o câncer em Domingos Martins

COLUNA GATRONOMIA

Bananas flambadas 

Agência Conceição_Linhares_460A1679-1 (1)

Sicoob ES ultrapassa R$ 43 bilhões em ativos e mantém liderança empresarial no Estado

Sem título

Mulher procurada pela Justiça por tráfico de drogas é presa na zona rural de Domingos Martins

proxy

Projeto de agricultores de Boa Esperança conquista Prêmio Biguá Sustentabilidade 2026

image-2-768x620

Após reclamações, coleta de lixo é retomada em Chapéu, Domingos Martins