Governo do Estado cria Centro de Referência do Artesanato Capixaba no Mercado da Capixaba

Publicado em 20/03/2026 às 08:12

Compartilhe

WhatsApp Image 2026-03-19 at 12.44.53

Foto: Foto: Rayron Rickson/Governo-ES

O Governo do Estado oficializou, nesta quinta-feira (19), a criação do Centro de Referência do Artesanato Capixaba, que funcionará no Mercado da Capixaba, no Centro de Vitória. A iniciativa é coordenada pela Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), em parceria com o Sebrae/ES, e foi anunciada durante a comemoração pelo Dia do Artesão, no Palácio Anchieta, evento que reuniu mais de 400 profissionais do setor.

A implantação do novo espaço reforça as ações de valorização do artesanato capixaba, unindo preservação cultural, incentivo ao empreendedorismo e geração de renda. O centro ocupará áreas do primeiro e do segundo andares do Mercado da Capixaba, prédio histórico que completa 100 anos em 2026 e volta a se firmar como referência da cultura e da economia criativa no Espírito Santo.

Anúncio

Serão 520 metros quadrados destinados à exposição, comercialização e qualificação dos artesãos. A estrutura contará com auditório para 150 pessoas, salas para oficinas e capacitações, espaço para encontros e programações culturais, loja de artesanato, empório gastronômico e atendimento do programa Nossocrédito, operado pela Aderes em parceria com o Banestes.

Segundo o governador Renato Casagrande, a criação do centro é resultado de uma busca antiga por um espaço capaz de fortalecer o setor. Ele destacou que o contrato com o locatário já foi assinado e que a previsão é de que o local esteja em funcionamento em cerca de três meses. Para o governador, a ocupação do Mercado da Capixaba amplia as oportunidades de renda para os artesãos e contribui para a revitalização do Centro de Vitória.

Tradicionalmente reconhecido como um dos principais pontos de difusão e comercialização do artesanato e da cultura capixaba, o Mercado da Capixaba reúne a história da produção artesanal do Estado, com peças em barro, cerâmica, fibras, madeira, conchas e tecelagem. Reinaugurado em 2024, o espaço retoma agora sua vocação original com o fortalecimento do setor.

Anúncio

O vice-governador Ricardo Ferraço ressaltou que o artesanato representa a identidade do povo capixaba e afirmou que o investimento no novo centro valoriza a história, preserva tradições e estimula a geração de oportunidades em todas as regiões do Espírito Santo.

Já o diretor-geral da Aderes, Alberto Gavini, afirmou que o Centro de Referência do Artesanato Capixaba foi pensado para fortalecer o ambiente de negócios e ampliar as oportunidades para os profissionais da área. Segundo ele, a iniciativa está alinhada à missão da autarquia de promover o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios e do empreendedorismo por meio de políticas públicas sustentáveis e inovadoras.

Atualmente, o Espírito Santo possui 15.982 artesãos e artesãs cadastrados na Carteira Oficial do Artesão, vinculada ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), com registro realizado pela Aderes.

A presidente da Confederação Brasileira dos Artesãos (Conart) e vice-presidente da Federação dos Artesãos do Espírito Santo (Feartes), Maria das Graças Reis Costa, celebrou a criação do espaço e afirmou que a estrutura será fundamental para dar mais visibilidade ao trabalho dos artesãos, fortalecer o setor e ampliar as oportunidades de geração de renda para as famílias que vivem da atividade.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

WhatsApp Image 2026-09-19 at 15.37.08

Vila Pontões fortalece identidade turística com entrega do Circuito dos Cafés Especiais

close-up-man-handshake-sunny-day

Seguro rural: como funciona e por que contratar

Beautiful landscape of big tree in the forest with low angel view point

Créditos de carbono: como o produtor rural pode gerar receita

Sunset meadow, wildflowers bloom in the dusk generated by artificial intelligence

Do plantio ao beneficiamento: os principais cuidados na produção de algodão

_rbr3903_0

Inscrições para integrar delegação brasileira na COP31 terminam neste domingo

_d6a4093

Candidatos ficam protegidos contra prisões a partir deste sábado (19)

_mg_5213

Banco Central anuncia mudanças no Pix e autoriza uso do Pix Automático em contas-salário

2150169455

Os maiores clubes do Campeonato Brasileiro da Série A