Obmep 2026 abre inscrições e mobiliza escolas do ES para preparação em matemática

Publicado em 08/02/2026 às 09:39

Compartilhe

Selective focus, Little girl wearing eyeglasses holding colors pencil in hand and holding large textbook standing at front of blur blackboard in background, smile with happy

Foto: Freepik

Estão abertas as inscrições para a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (Obmep). A competição, considerada a maior olimpíada científica do país, reúne todos os anos mais de 18,5 milhões de participantes e é destinada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. No Espírito Santo, a Secretaria da Educação (Sedu) e as escolas já iniciaram ações de incentivo e preparação dos alunos.

Segundo o secretário estadual da Educação, Vitor de Angelo, nas unidades da rede pública a participação na olimpíada faz parte do planejamento pedagógico. Professores e estudantes realizam grupos de estudo, resolução de desafios e revisões de conteúdo, atividades que estimulam o raciocínio lógico, a interpretação de problemas e a autonomia no aprendizado.

Ainda de acordo com a Sedu, essas práticas contribuem também para o desempenho em avaliações educacionais, como o Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), ao desenvolver habilidades como concentração, estratégia e persistência.

O coordenador do programa Matemática na Rede, Wellington Rosa de Azevedo, informou que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelas escolas, até o dia 16 de março, por meio do site oficial da olimpíada.

Experiências anteriores demonstram o impacto da competição na trajetória dos estudantes. A medalhista de ouro Úrsula Romão relatou que a participação ampliou oportunidades acadêmicas. Outro destaque é a aluna Milena Trabach Klippel, da Escola Estadual Ponto do Alto, em Domingos Martins, também medalhista de ouro na Obmep. Após participar da 29ª Semana Olímpica, em Aracruz, ela conquistou medalha de prata no Torneio Nacional de Meninas e foi convidada a participar dos testes seletivos da Olimpíada Europeia Feminina de Matemática.

Na edição deste ano serão distribuídas 8.450 medalhas nacionais — sendo 650 de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze — além de 51 mil menções honrosas. Estudantes premiados de escolas públicas poderão participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC), que oferece bolsa mensal de R$ 300 concedida pelo CNPq. Também estão previstas pelo menos 20,5 mil medalhas estaduais.

A olimpíada será realizada em duas fases. A primeira consiste em uma prova objetiva com 20 questões, aplicada nas próprias escolas no dia 9 de junho. Os classificados seguem para a segunda etapa, com provas discursivas em centros definidos pela organização, marcada para 17 de outubro. A lista de aprovados para a segunda fase será divulgada em 3 de agosto, e o resultado final dos premiados nacionais está previsto para 15 de dezembro.

Fonte: Governo ES

Veja também

Dayana-Erlacher

Dona de salão de beleza em Marechal Floriano morre em acidente na BR-262

Selective focus, Little girl wearing eyeglasses holding colors pencil in hand and holding large textbook standing at front of blur blackboard in background, smile with happy

Obmep 2026 abre inscrições e mobiliza escolas do ES para preparação em matemática

woman-suffering-from-infertility

SUS passa a oferecer implante contraceptivo de longa duração para mulheres no Espírito Santo

foto alfredo

Governo do Estado anuncia pacote de investimentos e entrega obras em Alfredo Chaves

polenta capa

Mascote inspirado na polenta anima torcida e reforça tradição cultural em Venda Nova do Imigrante

A vertical shot of raw shrimps on black rock slates

Produção de camarão de água doce ganha espaço e diversifica a aquicultura no Espírito Santo

casagrande em MF

Estado entrega obras viárias e anuncia pacote de investimentos em Marechal Floriano

jumping-ski

Milão dá início às Olimpíadas de Inverno 2026 com cerimônia marcada por música, cultura e presença brasileira