Espírito Santo abre concurso para premiar queijos e fortalecer produção artesanal

Publicado em 13/01/2026 às 09:06

Compartilhe

queijo freepik

Foto: Freepik

O Espírito Santo vai realizar um concurso estadual de queijos voltado à ampla participação das queijarias locais. O Prêmio Queijos do Espírito Santo será realizado nos dias 10 e 11 de março de 2026. A iniciativa tem como objetivo valorizar a produção artesanal, estimular a melhoria da qualidade e dar visibilidade às agroindústrias familiares do Estado.

O evento será promovido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), e com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper),  Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Faculdade Novo Milênio,

As inscrições serão gratuitas e estarão abertas de 2 de fevereiro a 5 de março deste ano, exclusivamente pelo site www.agrolegal-es.com. Poderão participar queijarias e demais empreendimentos que produzam queijos ou requeijão no território capixaba e que estejam regularizados em serviço de inspeção oficial (SIM, SIE ou SIF). As amostras deverão ser entregues nos pontos de coleta no dia 9 de março.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, o prêmio fortalece uma cadeia que já é referência no Estado. “O prêmio é muito importante para valorizar nossas agroindústrias familiares, laticínios e cooperativas que comercializam queijos de qualidade para o Brasil inteiro. A iniciativa dialoga com nossas ações do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Cadeia do Leite e com o Acelera Agroindústria, ampliando oportunidades e competitividade para os produtores”, destacou.

O concurso contará com nove categorias, incluindo queijos frescos, maturados e o requeijão de corte, produto tradicional das queijarias e cooperativas de laticínios capixabas.

Para o coordenador do concurso pela Seag, Jackson Fernandes, a iniciativa amplia o alcance do setor. “É uma ação que incentiva nossas queijarias a produzirem cada vez melhor e dá visibilidade aos nossos produtos e à nossa cultura, criando um ambiente de reconhecimento e aprendizado para todos os participantes”, afirmou.

Agroindústria familiar

Atualmente, as queijarias representam o principal segmento da agroindústria familiar no Espírito Santo: são mais de 1.700 empreendimentos, responsáveis por mais de 40% das agroindústrias do Estado.

Nos últimos anos, diversos produtores capixabas vêm conquistando prêmios em concursos nacionais e internacionais. A criação de um concurso estadual busca democratizar o acesso às competições, reduzindo custos de inscrição e logística para pequenos empreendedores.

Pontos de coleta das amostras (9 de março):

  • Cachoeiro de Itapemirim: Escritório local do Incaper – Rua Dom Fernando, 29, 1º andar, Bairro Independência (8h às 11h30)
  • Colatina: Escritório local do Incaper – Rua Marechal Eurico Gaspar Dutra, 69, Esplanada (8h às 11h30)
  • Domingos Martins (Pedra Azul): Escritório local do Incaper – Rua Uliana, 80, Ed. Monhol (8h às 11h30)
  • Nova Venécia: Escritório local do Incaper – Av. Vitória, 624, Centro (8h às 11h30)
  • Vitória: Seag – Rua Raimundo Nonato, 116, Forte São João (8h30 às 16h)


Dúvidas?


Mais informações estão disponíveis no regulamento do concurso (no site agrolegal-es.com) ou pelo e-mail [email protected].

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral