Feira da Proteína Animal Capixaba terá nova data e contará com estrutura moderna

Publicado em 05/01/2026 às 15:25

Compartilhe

Proteína Animal Capixaba

Foto: Divulgação

A organização da Feira da Proteína Animal Capixaba (Favesu) anunciou mudanças para o evento de 2026, que chega com nova proposta e pela primeira vez, agregando a piscicultura ao tema da feira, que antes integrava apenas os setores de avicultura e suinocultura. A 8ª edição da Favesu, antes anunciada para junho, foi transferida para os dias 28 e 29 de outubro de 2026. O local continua o mesmo: o Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, em Venda Nova do Imigrante, nas montanhas do Espírito Santo.

Tradicionalmente realizada no mês de junho desde a sua criação, a mudança de data ocorre em função do cronograma de reformas e ampliação do espaço que sedia a feira, anunciadas pela Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante. A nova estrutura, atualmente em fase de obras, será mais moderna, ampla e adequada para atender às necessidades do evento, proporcionando estrutura e espaço para expositores, patrocinadores, participantes e visitantes.

Inicialmente, a organização havia sido informada de que as obras seriam concluídas até o primeiro quadrimestre de 2026, o que permitiria a realização da Favesu nos dias 10 e 11 de junho, inclusive já divulgados e inseridos na agenda oficial de eventos do município. No entanto, em reuniões recentes com a administração municipal, foi apresentado que, devido a ajustes no projeto e aos prazos legais e administrativos, a entrega da obra ocorrerá apenas no segundo semestre de 2026.

Diante desse cenário, a organização avaliou alternativas de locais compatíveis com o porte e a estrutura da Favesu, considerando também as preferências apontadas por expositores e participantes em pesquisa realizada na edição anterior. As opções fora do município, especialmente na Grande Vitória, mostraram-se inviáveis devido à indisponibilidade de agenda em espaços adequados.

“Assim, entendendo que manter o evento em Venda Nova do Imigrante, com a garantia de uma estrutura renovada e mais eficiente, trará benefícios significativos ao evento, a organização optou pela alteração da data, evitando ainda conflitos com outros eventos nacionais ligados aos segmentos da proteína animal”, informou a assessoria da Associação dos Avicultores do Estado do Espírito Santo (Aves) e da Associação de Suinocultores do Espírito Santo (Ases), entidades organizadoras do evento.      

A organização reforça que a mudança não implicará em alterações nos valores ou nas condições de aquisição dos estandes, já contratados ou reservados pelos expositores. “A Favesu 2026 reafirma seu compromisso com a qualidade, o fortalecimento da cadeia da proteína animal e a valorização dos parceiros que constroem, a cada edição, um evento cada vez mais relevante para o setor”, concluiu a organização.

Fonte: Aves e Ases

Veja também

cloudy-sky-landscape-wallpaper

Previsão Fim de Semana: ciclone extratropical traz temporais no Sul e chuva forte no Brasil

Janeiro Verde

Janeiro Verde: Campanha reforça prevenção e diagnóstico precoce do câncer do colo do útero

SUS e estudantes

Ministério da Saúde inicia maior edição do Vivências no SUS com participação de 9 mil estudantes

Aerial view of cargo ship with cargo container on sea.

Agronegócio brasileiro fecha 2025 com recorde em exportações de US$ 169 bilhões e superávit de US$ 149,07 bilhões

Operação Verão 2026 e Patrulha Rural em VNI

Comandante-geral participa da Operação Verão 2026 e Patrulha Rural em Venda Nova do Imigrante

investimento no capixabão

Governo do Estado anuncia maior investimento público da história do futebol capixaba no lançamento do Capixabão 2026

Micropolo Serrano

Governo do Estado amplia Micropolo Serrano e reforça atendimento especializado na Região Serrana

SUS e Fiocruz

SUS contará com 600 profissionais aprovados em concurso da Fiocruz