Inaugurada segunda ponte de ligação entre Brasil e Paraguai 

Publicado em 30/12/2025 às 14:37

Compartilhe

54993537337_34430b54f2_o

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Com presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de ministros, foi inaugurada nesta sexta-feira (19) a Ponte Internacional da Integração Brasil-Paraguai, que liga Foz do Iguaçu (PR) à cidade de Presidente Franco, no Paraguai.

A obra, que contou com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), teve investimento de R$ 1,9 bilhão dos dois países, incluindo R$ 712 milhões financiados pela Itaipu Binacional. Segundo o governo, o tráfego já está liberado mas apenas para caminhões sem carga nos dois sentidos, em uma primeira fase.

“Espero que muita gente do Paraguai vá visitar o Brasil e que muita gente do Brasil venha visitar o Paraguai. E que muitos produtos produzidos no Paraguai venham para o Brasil, assim como os produtos do Brasil possam ir para o Paraguai. Porque as duas economias precisam crescer e os nossos povos precisam melhorar a qualidade de vida”, destacou Lula, durante a inauguração.

O evento oficial ocorreu na nova aduana Brasil-Paraguai, e marcou a entrega da segunda ligação viária sobre o Rio Paraná entre as duas nações, seis décadas depois da inauguração da Ponte da Amizade, que conecta Foz do Iguaçu a Cidade do Leste, vizinha à Presidente Franco.

A Ponte da Amizade está há anos sobrecarregada, com um fluxo diário de 100 mil pessoas e 45 mil veículos, segundo a Receita Federal.

A Ponte da Integração tem 760 metros de extensão e um vão-livre de 470 metros, o maior do continente, além de duas pistas simples com 3,6 metros de largura cada. A estrutura do tipo estaiada é sustentada por duas torres de 190 metros de altura, o equivalente a edifícios de aproximadamente 54 andares.

Durante a entrega da obra, o ministro dos Transportes, Renan Filho, detalhou que toda a logística no entorno da ponte pelo lado brasileiro, está pronta para funcionar.

“A ponte está 100% pronta, a Receita Federal está preparada para trabalhar, a Polícia Federal também está preparada. As obras do lado brasileiro estão prontas, a rodovia perimetral que dá acesso à ponte também está 100% concluída. E, a partir de amanhã [sábado], nós vamos liberar o fluxo de caminhões por cima da ponte”, disse.

Etapas

Na etapa inicial, que começou hoje, a travessia será apenas para caminhões descarregados, conhecidos como “em lastro”, seguindo horários específicos coordenados pela Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Os ônibus de turismo fretados serão autorizados a trafegar em breve. Os horários da operação serão divulgados pelos órgãos competentes. A liberação gradual também é uma forma de garantir segurança e adaptação dos órgãos de fiscalização.

A liberação total para veículos de carga está prevista para ocorrer entre o fim de 2026 e o início de 2027, condicionada à conclusão do Corredor Metropolitano del Este, no lado paraguaio, que garantirá a plena infraestrutura de acesso.

Fonte: Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil

Veja também

FOTO 1-42

Escola Teófilo Paulino desenvolve atividade pedagógica ‘Festa Fantasia da História’ com estudantes do Ensino Fundamental

54993537337_34430b54f2_o

Inaugurada segunda ponte de ligação entre Brasil e Paraguai 

_ja_1086

Confira os feriados nacionais e pontos facultativos de 2026

4aa30727-a81d-4b41-a199-3b8307ac4ed5

Rodovida Ano Novo: PRF reforça tolerância zero à mistura de álcool e direção para reduzir mortes no trânsito no Espírito Santo

Santa Maria de Jetibá. Foto Google Maps

PIB cresce acima da média estadual em municípios com base agrícola forte no Espírito Santo

DSC_5239

SÉRIE: Descubra os Parques Estaduais do Espírito Santo – Parque Estadual Pedra Azul

criança na praia-freepik

Médicos orientam cuidados com a saúde das crianças no mês de janeiro

{3C0ACA7B-BEE4-E1A8-A2EB-CC676B87D8BB}

ES 146: via que liga às montanhas ao litotal completamente recuperada