O Governo do Estado realizou o III Seminário de Práticas Exitosas do PROETI

Publicado em 17/12/2025 às 15:02

Compartilhe

HQF_1296-1

Foto: Helio Filho

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou nesta quarta-feira (17) o III Seminário de Práticas Exitosas do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI). O evento ocorreu no Clube Ítalo Brasileiro, em Vitória, e contou com a presença do governador Renato Casagrande e do secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo.

O seminário reuniu cerca de 400 participantes, entre secretários municipais de educação, gestores escolares, educadores e equipes técnicas, em um dia voltado à troca de experiências, à valorização do trabalho pedagógico e ao fortalecimento da educação em tempo integral no Espírito Santo.

Durante a abertura, o governador destacou os resultados obtidos pelo Estado em 2025, especialmente na área educacional. Segundo Casagrande, as parcerias com os municípios têm gerado avanços expressivos. Ele ressaltou que o Espírito Santo alcançou a terceira posição na alfabetização na idade certa, a quinta no Ensino Fundamental I, a terceira no Ensino Fundamental II e o primeiro lugar no Ensino Médio, além dos investimentos em obras e melhorias na infraestrutura das escolas em todos os municípios.

Consolidado como um espaço de escuta, partilha e reconhecimento, o Seminário do PROETI evidenciou as práticas desenvolvidas pelas escolas municipais participantes do programa. Atualmente, o PROETI atende 200 escolas em 67 municípios capixabas, fortalecendo o regime de colaboração entre Estado e municípios e ampliando as oportunidades de aprendizagem dos estudantes.

Nesta edição, foram apresentadas oito práticas pedagógicas relacionadas aos componentes integradores da parte diversificada do currículo, contemplando os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. As experiências abordaram temas como aprofundamento em leitura e escrita, eletivas, estudo orientado, projeto de vida, projeto integrador, pensamento científico e práticas experimentais.

A programação incluiu ainda a concessão de 31 menções honrosas a escolas de diferentes regiões do Estado, reconhecendo iniciativas pedagógicas bem avaliadas e com impacto positivo nas comunidades escolares. Apresentações culturais protagonizadas por estudantes e um momento dedicado ao Projeto Trilha Protagonista encerraram o encontro.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Ângelo, destacou o PROETI como uma política pública estratégica para o fortalecimento da educação integral no Espírito Santo. Para ele, o programa é resultado de uma construção coletiva que se materializa no cotidiano das escolas e no protagonismo de municípios, gestores e educadores, respeitando as realidades locais e promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral