Extensão rural impulsiona desenvolvimento e sustentabilidade no Espírito Santo

Publicado em 08/12/2025 às 10:56

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-12-05 at 18.05.32-1

Foto: Divulgação/ Incaper

No sábado (6) foi celebrado o Dia Nacional da Extensão Rural e do Extensionista Rural, data que reconhece a contribuição desses profissionais para o desenvolvimento agrícola e para a construção de um meio rural mais sustentável e inclusivo. No Espírito Santo, o Governo do Estado oferece esse serviço por meio do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que destaca o papel estratégico de sua equipe de extensionistas, responsável por levar inovação e cidadania às famílias do campo.

A extensão rural é um dos pilares da atuação do Incaper e funciona como ponte entre o conhecimento técnico-científico e a realidade dos agricultores. Todos os anos, o Instituto presta atendimento direto a cerca de 40 mil produtores rurais, por meio de visitas técnicas, capacitações, acompanhamento de projetos produtivos, orientação sobre políticas públicas, apoio a agroindústrias familiares e organização para mercados institucionais — ações que impulsionam o desenvolvimento rural capixaba.

De norte a sul do Estado, os extensionistas atuam lado a lado com as famílias rurais, levando informações qualificadas, tecnologias validadas, práticas sustentáveis e soluções adaptadas às necessidades de cada região. Esse trabalho contribui para ampliar a eficiência produtiva, promover o uso racional dos recursos naturais, diversificar atividades, fortalecer a agricultura familiar e consolidar cadeias produtivas estratégicas para o Espírito Santo.

Além do suporte técnico, os extensionistas desempenham papel fundamental no acesso dos agricultores a políticas públicas de crédito, inclusão social e comercialização, ampliando oportunidades e abrindo caminhos para que as propriedades rurais avancem de forma estruturada e segura.

O diretor-geral do Incaper, Alessandro Broedel, destacou a relevância da categoria. “Neste dia especial, o Incaper reforça seu compromisso com a extensão rural pública, gratuita e de qualidade. Nossos extensionistas são agentes transformadores da realidade rural capixaba. Eles levam conhecimento, acompanham desafios, estimulam inovações e ajudam os agricultores a aplicar soluções que fortalecem a agricultura e as comunidades rurais do Estado”, afirmou.

O gerente de Ater do Incaper, Agno Tadeu da Silva, também ressaltou a amplitude e o impacto do trabalho desenvolvido. “O serviço de extensão rural vai muito além da assistência aos processos produtivos. Nosso compromisso é promover o desenvolvimento rural, que considera a produção, mas também a qualidade de vida, a autonomia e as oportunidades para quem vive e constrói a agricultura capixaba”, disse.

Ao celebrar a data, o Incaper reafirmou sua missão pública e reconheceu a dedicação dos extensionistas que, diariamente, percorrem estradas, propriedades e comunidades, fortalecendo vínculos, disseminando conhecimento e contribuindo para uma agricultura capixaba mais forte, sustentável e humana.

Fonte: Incaper

Veja também

casa branca -freepik

EUA reafirmam Doutrina Monroe e buscam reforçar influência no Hemisfério Ocidental

sp_transito_1

Novas regras da CNH passam a valer esta semana

8666

Uma revisão da Bateubet Brasil para 2025

WhatsApp Image 2025-12-05 at 18.05.32-1

Extensão rural impulsiona desenvolvimento e sustentabilidade no Espírito Santo

WhatsApp Image 2025-12-03 at 16.38.05

Projeto Conecta Turismo marca Encontro Sudeste de Observatórios de Turismo

colunas gastronomia

Conserva de gengibre

Centro de Logística da Educação

Governo do Estado inaugura Centro de Logística da Educação e moderniza gestão de materiais da Rede Estadual

programa de formação

Ministério da Saúde lança programa de formação técnica para o SUS