Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

Publicado em 05/12/2025 às 10:58

Compartilhe

uva -freepik

Foto: Freepik

A viticultura está presente em diferentes regiões do Espírito Santo e reúne 29 municípios com produção registrada em 2024, totalizando 2.720 toneladas de uvas colhidas no Estado. Os dados são da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e demonstram a diversidade territorial da cultura capixaba.

O maior produtor de uva do Espírito Santo é Santa Teresa, que colheu 862 toneladas no último ano, representando quase um terço de toda a produção estadual. Em seguida aparecem Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante, cada um com 240 toneladas.

 Também se destacam Domingos Martins (185 t), Vargem Alta (172 t), Água Doce do Norte (150 t), Alfredo Chaves (124 t), Santa Leopoldina (105 t) e Castelo (100 t).

A lista de municípios produtores inclui ainda Barra de São Francisco (88 t), Colatina (78 t), Aracruz (54 t), Santa Maria de Jetibá (48 t), Afonso Cláudio e Muniz Freire (40 t cada), Ibatiba e Mantenópolis (36 t cada), além de Cariacica (30 t) e outras cidades com produções menores, mas importantes para a diversificação agrícola do Estado.

As principais cultivares plantadas pelos produtores capixabas são Niagara Rosada — a mais comum —, Izabel Precoce, Carmem, Vitória e Bordô, utilizadas tanto para consumo in natura quanto para a fabricação de vinhos, sucos, espumantes e geleias.

Para o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, a presença da viticultura em diferentes regiões reforça o potencial da fruticultura capixaba.

“A produção de uva está distribuída por municípios de perfis e climas distintos, mostrando que o Espírito Santo tem vocação para cultivar variedades diversificadas. Nosso trabalho é fortalecer essa cadeia com pesquisa, assistência técnica e apoio à agroindustrialização, criando oportunidades tanto para o produtor quanto para o desenvolvimento do enoturismo capixaba”, afirmou.

Livro do Incaper

Pesquisadores do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) traçaram um panorama inédito sobre a produção e o processamento de uvas no Espírito Santo. Mais detalhes sobre o estudo podem ser conferidos no livro “Cadeia Produtiva da Uva no Espírito Santo”, lançado pelo Incaper este ano. Clique aqui para acessar.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos