Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo
Publicado em 04/12/2025 às 08:36
Foto: Brenda de Paula/Ascom Detran|ES
O Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito vai ampliar, ao longo de dezembro, as ações de fiscalização e educação no trânsito em todo o Espírito Santo. As operações Força pela Vida terão foco no cumprimento da Lei Seca, na fiscalização de motocicletas e nas abordagens educativas voltadas para bicicletas elétricas, veículos autopropelidos e ciclomotores.
A programação das ações foi definida em reunião realizada nessa terça-feira (02), com a participação de representantes das forças de segurança pública e viária que integram o Comitê. O planejamento considerou dados estatísticos de sinistros e mortes no trânsito capixaba.
Coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES), o encontro reuniu representantes da Polícia Militar (BPTran), Polícia Civil (DDT), Polícia Rodoviária Federal (PRF), guardas e agentes de trânsito de Serra, Cariacica e Linhares, Corpo de Bombeiros (CBMES), Secretaria da Saúde (Sesa), Samu e Notaer.
O diretor-geral do Detran|ES e coordenador do Comitê, Givaldo Vieira, destacou o impacto da atuação conjunta. “O trabalho integrado fortalece as ações de fiscalização e educação e demonstra o empenho dos órgãos estaduais, municipais e federais em combater condutas que colocam a segurança viária em risco. O Comitê e o Força pela Vida têm justamente esse papel”, afirmou.
O gerente de Fiscalização de Trânsito do Detran|ES, Jederson Lobato, reforçou que as operações serão intensificadas. “Apresentamos e analisamos os dados para definir as regiões prioritárias. A fiscalização estará nas ruas para retirar das vias quem insiste em beber e dirigir, conduzir sem habilitação ou cometer infrações que colocam vidas em risco. Nosso objetivo é preservar vidas. Pedimos aos condutores que respeitem as regras para termos um fim de ano com menos sinistros e mortes”, destacou.
Sobre o Força pela Vida
Criado em julho deste ano pelo Governo do Estado, o Comitê Integrado de Preservação da Vida no Trânsito é responsável por planejar, executar e monitorar ações conjuntas de fiscalização e educação no trânsito em todo o Espírito Santo, por meio da Operação Força pela Vida.
As ações envolvem diversos órgãos de segurança pública e viária e abrangem vias urbanas, rurais e rodovias estaduais. As blitze visam combater infrações e crimes de trânsito, além de contribuir, por meio de análise de dados e educação, para a mudança de comportamento de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.
As operações integradas complementam — e não substituem — as fiscalizações e ações educativas realizadas individualmente por cada órgão participante.
Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos