Escola Teófilo Paulino promove ações culturais e pedagógicas que aproximam estudantes da leitura e do Ensino Médio

Publicado em 25/11/2025 às 14:18

Compartilhe

abertura 2

Fotos: Divulgação/ Polivalente

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Teófilo Paulino, localizada em Domingos Martins, realizou duas ações voltadas à promoção da cultura, da arte e ao fortalecimento das trajetórias escolares dos estudantes da região. A primeira delas foi o Festival Literário e Cultural – POLIFLIC, organizado em comemoração ao Dia da Língua Portuguesa e inspirado nas obras do programa Aventuras Literárias do 3º trimestre. A segunda iniciativa envolveu visitas de integração, nas quais alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Municipais conheceram a rotina e as oportunidades oferecidas pela Escola Estadual.

O Festival Literário e Cultural reuniu diversas atrações que movimentaram a comunidade escolar, com exposições de trabalhos interdisciplinares, apresentações artísticas e atividades culturais. Entre os destaques, esteve o projeto integrando Arte e Matemática, no qual os estudantes produziram releituras de obras consagradas utilizando elementos matemáticos. “Cada estudante recebeu um fragmento de uma obra e eles pintaram com um elemento da matemática. O resultado foi a produção de obras lindíssimas que estão expostas nos mais diversos espaços da escola”, explicou o professor de Matemática Gilberto de Paiva.

A programação contou ainda com exposição de máscaras africanas, sarau sobre as Vozes Negras, mostra sobre o Espírito Santo, peças teatrais e oficinas.

A Coordenadora Pedagógica Bernadete Gama Gomes Poeys reforçou o caráter formativo do evento: “Importante ressaltar que este evento valorizará o fazer pedagógico, fortalecendo e enfatizando todos os aspectos da aprendizagem”.

Paralelamente ao festival, a escola também recebeu estudantes do 9º ano das Escolas Municipais Mariano Ferreira de Nazareth e Eugênio Pinto Santanna, em visitas que têm como objetivo apresentar a rotina do ensino médio e incentivar a continuidade dos estudos. Durante a programação, os visitantes foram recepcionados pelos Jovens Acolhedores, participaram de dinâmicas e puderam conhecer de perto o funcionamento do tempo integral e das eletivas.

Segundo a coordenadora pedagógica Bernadete Gama Gomes Poeys, essa ação é estratégica para fortalecer o acesso ao ensino médio da rede estadual: “Nosso objetivo é que os estudantes do 9º ano das Escolas Municipais deem continuidade aos estudos fazendo o Ensino Médio em nossa escola. Nosso compromisso é pela educação e que todos os meninos e meninas tenham a oportunidade de dar continuidade nos seus estudos até chegar na graduação, não desistindo de estudar.”

Os Jovens Acolhedores também destacaram a importância da experiência:
“Fiquei muito feliz quando acolhi os estudantes do Mariano. Eu conheço alguns dos estudantes de lá e eles gostaram da nossa escola”, relatou um dos estudantes do turno integral.

“Esta foi a primeira vez que realizei acolhimento. Foi muito legal falar da nossa escola para eles. Eles ficaram encantados com o tamanho dela e com a possibilidade de poder estudar de manhã ou de tarde”, completou o acolhedor do turno parcial.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sedu

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo