Coral que se apresentou ao Papa e na Casa Branca chega ao ES

Publicado em 17/11/2025 às 13:15

Compartilhe

Imagem do WhatsApp de 2025-11-17 à(s) 11.53.28_09587a35

Foto: Divulgação

O Coro Valsella, famoso por levar sua música a palcos históricos como o Salão Nervi do Vaticano, onde se apresentou ao Papa João Paulo II, e o Teatro da Casa Branca, diante do então presidente Jimmy Carter, está em turnê pelo Espírito Santo em comemoração aos 150 anos da imigração italiana no Brasil.

O grupo italiano, originário de Borgo Valsugana, na Província de Trento, se apresentou neste domingo (16), em Santa Teresa, e nesta terça-feira (18), às 19h, será a vez do Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante. Os concertos são gratuitos, com aproximadamente 1h30 de duração, sob regência do maestro Denis Zanei.

A turnê é uma realização do próprio coro, com apoio da Associazione Trentini nel Mondo (ATNM), dos Circolos Trentinos de Santa Teresa e Venda Nova, da Paróquia de Santa Teresa, das Prefeituras de Santa Teresa e Venda Nova do Imigrante, da Província Autônoma de Trento, da Associação Festa da Polenta (Afepol) e da Casa Nostra.

Para o consultor da Província de Trento no Espírito Santo, Tiago Dallapiccola, esta é uma visita de forte simbolismo. Santa Teresa é reconhecida desde 2011 como “cidade-irmã” de Novaledo, local de origem da maior parte dos imigrantes que fundaram o município em 1874. “A vinda do Coro Valsella reforça os laços históricos e culturais que unem o Espírito Santo ao Trentino”, afirma.

O coordenador regional da ATNM, Leandro Fidelis, destaca o caráter histórico da turnê. “Para nós ítalo-capixabas, essa visita reafirma nossa identidade, especialmente num estado onde cerca de 65% da população tem ascendência italiana”, explica.

Em Venda Nova do Imigrante, o concerto do dia 18 terá participação especial do Coral Santa Cecília, o mais antigo em atividade no Espírito Santo, com 80 anos de história e regência do maestro Inárley Carletti. O encontro une o canto alpino tradicional, executado por vozes masculinas, ao legado coral capixaba, criando um momento musical de forte carga simbólica e emocional.

O Coro Valsella
Fundado em 1936, o Coro Valsella é o segundo coral mais antigo do Trentino e se destaca por sua combinação de pesquisa, tradição e inovação. O grupo preserva melodias populares, recriando-as em arranjos contemporâneos que abrangem repertório trentino e canções de diversas partes do mundo — reafirmando a música como ponte universal entre culturas.
O coro já realizou turnês pela Austrália, Suíça, Alemanha, Monte Carlo e Eritreia. Desde 2021, organiza o concurso bienal de composição e harmonização “Romano Galvan”, consolidando seu papel como promotor da arte coral e do diálogo entre nações.

Fonte: Coro Valsella

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral