Governo do Estado acompanha prejuízos causados por granizo em Muniz Freire e articula ações de apoio aos produtores rurais

Publicado em 13/11/2025 às 08:19

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-11-11 at 17.01.10

Foto: Tharsis Furtunato/ Prefeitura de Muniz Freire

O secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli, esteve em Muniz Freire, nesta terça-feira (11), para acompanhar de perto os impactos provocados pela forte tempestade de granizo que atingiu o município na última semana. O fenômeno causou grandes estragos, especialmente na agricultura. Estima-se que entre 250 e 300 hectares de lavouras de café tenham sido destruídos pela combinação de ventos fortes e granizo.

Em resposta aos prejuízos, a Secretaria da Agricultura (Seag), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Prefeitura de Muniz Freire formaram uma força-tarefa para avaliar os danos e definir medidas de recuperação.

Entre as ações imediatas, está o apoio à renegociação de prazos de financiamentos agrícolas junto às instituições financeiras, permitindo que os produtores com perdas significativas tenham condições ampliadas de pagamento e acesso a novas linhas de crédito para recompor a produção.

Durante a visita, o secretário Enio Bergoli ressaltou o compromisso do Governo do Estado com o produtor rural e a importância da união de esforços para garantir a retomada da produção agrícola local.

“Neste encontro, discutimos ações conjuntas entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Muniz Freire para tratar da recuperação das áreas agrícolas atingidas pela chuva de granizo. Visitamos propriedades afetadas e realizamos uma reunião com instituições financeiras que atuam com crédito rural no município”, afirmou.

O secretário acrescentou

“Também alinhamos a elaboração de laudos técnicos, que serão realizados por equipes do Incaper, do Senar, da Secretaria Municipal de Agricultura e das empresas que elaboram projetos de crédito rural. Tratamos ainda da prorrogação de dívidas e da liberação de novos recursos para recuperação da base produtiva, especialmente nas cadeias da cafeicultura e da aquicultura. Foi uma reunião muito produtiva, com o apoio direto do prefeito Dito Silva.”

O prefeito Dito Silva agradeceu a presença das instituições e destacou a relevância do apoio estadual neste momento difícil:

“Quero agradecer ao governador Renato Casagrande e ao vice-governador Ricardo Ferraço, que esteve aqui, por esse diálogo com os bancos, técnicos e lideranças do setor rural. Essa união é fundamental para reestruturar nossa agricultura e ajudar nossos produtores a se reerguerem depois de tantos prejuízos.”

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro