Casagrande lidera entrega de Cartas dos Biomas em evento pré-COP30 em Brasília

Publicado em 01/11/2025 às 11:14

Compartilhe

carta dos biomas ES

Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, nesta sexta-feira (31), da entrega oficial das Cartas dos Biomas Pampa, Pantanal e Mata Atlântica ao presidente da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), embaixador André Corrêa do Lago, e à CEO da Conferência, Ana Toni, em Brasília. Foi mais um evento preparatório para a Conferência, que acontece em novembro, na cidade de Belém (PA).

As Cartas dos Biomas foram produzidas durante encontros realizados nos estados comandados pelos coordenadores de biomas no âmbito do Consórcio Brasil Verde: Rio Grande do Sul (Pampa), Mato Grosso do Sul (Pantanal) e Paraná (Mata Atlântica). O mandatário capixaba preside o Consórcio, que reúne os estados e o Distrito Federal em torno do fortalecimento da governança socioambiental e climática do País.

“Essa é uma iniciativa fundamental para consolidar o compromisso dos estados brasileiros com a agenda climática e ambiental. Como presidente do Consórcio Brasil Verde, lidero esse esforço de cooperação federativa, que fortalece nossa atuação conjunta na COP30 e no enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou Casagrande.

O embaixador André Corrêa do Lago destacou a importância das contribuições recebidas nas Cartas dos Biomas. “O primeiro objetivo é unir o Brasil. Temos recebido contribuições extraordinárias de diversos setores, regiões e instituições. Em 1992, o Brasil descobriu algo que o mundo valorizava, e não existem dúvidas de que somos os maiores especialistas em nós mesmos. Tornamo-nos referência para os demais países. Hoje discutimos essa dimensão dos biomas e temos que aproveitar essa oportunidade para avançar no tema. Agradeço a todos que contribuíram, pois isso torna a discussão mais relevante”, enfatizou o presidente da COP30.

Durante o evento, também foi lançado o Mutirão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), liderado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Todos os estados brasileiros foram convocados a se engajar ativamente nesse esforço — antes e depois da realização da COP30 — para garantir continuidade e resultados concretos para o desenvolvimento sustentável do País.

“Essa é uma oportunidade única de unirmos forças em prol da agenda climática e ambiental. Estamos fortalecendo os laços de cooperação entre os estados e o Governo Federal, a fim de avançarmos juntos na implementação de políticas efetivas para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas”, reforçou o mandatário capixaba, que esteve acompanhado pelo secretário-executivo do Consórcio, Robson Monteiro.

Casagrande irá participar da primeira semana de programação da COP30, que se inicia no dia 10 de novembro. Durante a Conferência, o governador capixaba vai apresentar a experiência do Estado no enfrentamento às mudanças climáticas e deverá anunciar uma série de ações para a área.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral