Espírito Santo sedia II Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

Publicado em 14/10/2025 às 09:31

Compartilhe

IMG_9980

Foto: IJSN/ Divulgação

O Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) realizou, na última quinta-feira (9), o II Seminário Nacional de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas, reunindo especialistas, gestores e pesquisadores de várias regiões do país para debater os avanços e desafios da cultura de monitoramento e avaliação (M&A) no Brasil.

O evento, realizado no auditório do Sebrae-ES, em Vitória, teve uma programação voltada à troca de experiências e à apresentação de práticas exitosas na área. A iniciativa integra as ações do Sistema de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas do Espírito Santo (SiMAPP), criado pela Lei Estadual nº 10.744/2017, e reforça o papel do IJSN como referência nacional na promoção de uma gestão pública baseada em evidências.

“Em mais um ano, por meio do Instituto Jones, o SiMAPP promoveu este importante espaço de debate e diálogo sobre o que tem sido desenvolvido em monitoramento e avaliação de políticas públicas. Um momento que contribui para fortalecer a cultura do M&A no país”, destacou a diretora administrativa do IJSN e coordenadora executiva do SiMAPP, Katia Cesconeto.

Pela manhã, o painel “Do Planejamento à Prática: Geração e uso de evidências para aprimorar políticas públicas” reuniu o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, a coordenadora do SiMAPP, Katia Cesconeto, a representante da FGV CLEAR, Amanda Cappellazzo Arabage, e o pesquisador da Fiocruz, Rafael T. Schleicher. O debate abordou o uso de ferramentas de M&A na transformação de dados em insumos estratégicos para o planejamento e a gestão pública.

À tarde, o painel “Da Prática ao Impacto: Boas práticas e resultados no uso de evidências” contou com a participação de representantes da Fapes, Subsecretaria de Orçamento (Subeo), Fundação João Pinheiro (FJP) e Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES). Os convidados apresentaram experiências institucionais que demonstram como o uso de evidências e a avaliação de resultados fortalecem políticas públicas mais eficazes e transparentes.

“A realização deste seminário marca mais um passo na consolidação de uma cultura de gestão orientada por resultados, reafirmando o compromisso do Governo do Estado, por meio do IJSN, com a construção de políticas públicas baseadas em evidências, eficiência e transparência. Em um momento em que celebramos os 50 anos da instituição, o encontro simboliza o amadurecimento de uma trajetória dedicada à produção de evidências e à inovação na gestão pública”, afirmou Pablo Lira.

O diretor de integração do IJSN, Antonio Rocha, destacou que a troca de experiências é essencial para o avanço do SiMAPP. “O seminário reforça o que vem sendo construído ao longo dos anos. Esse diálogo com instituições e especialistas de todo o país é fundamental para aprimorar continuamente o sistema e mantê-lo alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais”, afirmou.

O evento consolidou-se como um espaço de diálogo e integração entre órgãos públicos, instituições de pesquisa, órgãos de controle e a sociedade civil. Ao promover o intercâmbio de práticas e metodologias, o seminário reforça o papel do Espírito Santo como referência nacional na institucionalização do monitoramento e avaliação de políticas públicas.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IJSN
Stefhani Paiva Lima

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral