Linhares recebe formação sobre práticas sustentáveis na cafeicultura de conilon

Publicado em 27/09/2025 às 10:23

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-09-26 at 07.47.32

Foto: Divulgação/Seag

O município de Linhares recebeu, nessa quarta-feira (24) e na quinta-feira (25), a 3ª edição da Capacitação Técnica da Cafeicultura Regenerativa de Conilon, que integra o Programa Estadual de Desenvolvimento Sustentável do Espírito Santo.

A iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Plataforma Global do Café, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Cooabriel, a Nater Coop, a Cafesul, além do apoio de outras instituições.

Ao todo, 75 técnicos que atuam diretamente com o café conilon participaram da capacitação. A programação começou na quarta-feira (24), com palestras de qualificação no auditório do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (CPDI), e foi encerrada na quinta-feira (25) com atividades práticas na Fazenda Nova Esperança, do produtor Paulo Joaquim do Nascimento, em parceria com a Linhagro e a Hidra Irrigação.

Segundo o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Michel Tesch, a capacitação tem como proposta aprimorar o conhecimento dos profissionais capixabas sobre os principais temas da cafeicultura mundial.

“Os especialistas do Incaper, do Senar e das cooperativas estão cada vez mais preparados para levar as melhores tecnologias aos produtores, contribuindo para a saúde do solo, a rentabilidade e a preservação ambiental”, destacou o subsecretário.

A produção de café conilon, no entanto, ainda enfrenta desafios relacionados ao manejo da irrigação, lembra o gerente de cafeicultura da Seag, Lúcio Herzog De Muner. “Na aula prática, os técnicos puderam conhecer lavouras com uso adequado da fertirrigação e da tensiometria, que possibilitam maior eficiência produtiva – um exemplo que deve ser multiplicado” ressaltou.

O pesquisador da Embrapa, Guilherme Chaer, destacou a satisfação em contribuir para a capacitação em café regenerativo no Espírito Santo. “Nosso objetivo é mostrar, com base em ciência e prática, que a saúde do solo é a base da produtividade e da resiliência dos sistemas agrícolas”, afirmou.

Iniciativas como a Capacitação Técnica sobre Cafeicultura Regenerativa têm colocado o Espírito Santo em posição de destaque, mostrando ao Brasil e ao mundo que é possível unir produtividade, qualidade e sustentabilidade.

“Investir em capacitação técnica garante que os extensionistas estejam sempre atualizados sobre as tendências e práticas sustentáveis preconizadas pela cafeicultura regenerativa. Esse é um passo fundamental para consolidar o Espírito Santo como referência mundial em sustentabilidade e qualidade”, afirmou o presidente do Incaper, Alessandro Broedel.

A Plataforma Global do Café (GCP), junto com o Estado, vem atuando para promover um setor cafeeiro próspero, sustentável e socialmente responsável no Brasil e no mundo. Segundo o diretor da GCP no Brasil, Pedro Ronca, o Espírito Santo vem se destacando como referência nacional com o Programa para a Cafeicultura Sustentável, coordenado pela Seag.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Seag

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo