Governo lança Plano Estratégico de Marketing Turístico para fortalecer destino Espírito Santo

Publicado em 25/09/2025 às 08:18

Compartilhe

HQF_7041-1

Foto: Hélio Filho/Secom

Em alusão ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no próximo sábado (27), o Governo do Espírito Santo promoveu, nesta quarta-feira (24), um evento especial na Casa do Turismo Capixaba, em Vitória. A cerimônia marcou o lançamento do Plano Estratégico de Marketing Turístico do Espírito Santo, iniciativa voltada a ampliar a promoção do destino nos mercados nacional e internacional.

Na ocasião, também foi assinado um termo de cooperação entre a Secretaria do Turismo (Setur), o Sebrae/ES, a Câmara Empresarial do Turismo (CET/ES) e o Conselho Estadual de Turismo (Contures), com foco em fortalecer a governança e posicionar o Estado como referência no setor.

O governador Renato Casagrande destacou que o turismo depende de um conjunto de ações além da política específica da Setur. “O turismo é resultante de todas as outras áreas de governo. Algumas pessoas deixam de viajar para locais sem infraestrutura ou com altos índices de violência. Por isso, precisamos estar equilibrados em todas as áreas para aumentar o número de visitantes em nosso Estado”, afirmou.

Entre as medidas citadas pelo governador está a redução do ICMS sobre o querosene de aviação, que tem estimulado a chegada de novos voos e deve garantir, até o fim de 2025, o maior número de passageiros da história do Aeroporto de Vitória. Casagrande também lembrou investimentos em rodovias e balneários, como as orlas de Piúma e Praia Grande.

De acordo com o Boletim Economia do Turismo no Espírito Santo, o setor registrou crescimento de 9,2% no 1º trimestre de 2025, o quarto maior índice do País. Ainda segundo a publicação, cerca de 179 mil pessoas estavam ocupadas em atividades características do turismo no período, principalmente nos segmentos de alimentação e transporte, que juntos representam quase 90% do total.

O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, explicou que o plano estratégico prevê capacitação de operadoras e ações de comercialização do destino. “Estamos investindo para que as operadoras divulguem os pacotes turísticos do Espírito Santo, aproveitando produtos já consolidados e ampliando as opções para os clientes”, disse. Ele também citou iniciativas como o Observatório do Turismo e a futura plataforma Conecta Turismo.

Representantes do trade turístico participaram do evento. Aline Prato, gerente de Contas da BWT no Espírito Santo, ressaltou a importância da parceria. “Capacitamos mais de quatro mil agentes de viagens e queremos intensificar os Famtours para promover o Estado. Mesmo sendo do Paraná, hoje me sinto uma capixaba”, afirmou.

A subsecretária de Estudos, Negócios, Planejamento e Infraestrutura Turística, Lorena Vasques, reforçou o compromisso do Governo em consolidar o Espírito Santo como destino de destaque. “O trabalho tem como foco valorizar nossas potencialidades, com investimentos que garantam uma experiência cada vez mais qualificada para os turistas”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral