Uso do termo leite em bebidas vegetais volta a ser debatido no Brasil

Publicado em 14/09/2025 às 11:50

Compartilhe

milking machine on a dairy farm close up. no people.

Foto: Freepik

O uso da denominação “leite” em produtos de origem vegetal voltou ao centro das discussões em Brasília. Em audiência pública realizada na Câmara dos Deputados, parlamentares, representantes do setor produtivo e especialistas debateram a necessidade de regulamentação para evitar que o consumidor seja induzido ao erro na hora da compra.

O encontro teve como foco a proposta de proibir que bebidas e alimentos de base vegetal utilizem o termo “leite” em seus rótulos. A medida busca reforçar a correta identificação de produtos lácteos, que já seguem regulamentos técnicos específicos de qualidade e identidade definidos pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, e que garantem informações nutricionais claras ao consumidor.

Já os produtos de origem vegetal não possuem normas equivalentes, o que abre espaço para lacunas regulatórias e o uso indevido de termos tradicionalmente associados à pecuária leiteira. A discussão girou em torno de como equilibrar a inovação na indústria de alimentos — que traz novas opções para o mercado — com a necessidade de regras transparentes sobre rotulagem, composição nutricional e identidade dos produtos.

Durante o debate, representantes do setor produtivo reforçaram que a definição de “leite” está diretamente ligada ao processo de ordenha de vacas saudáveis e bem cuidadas, algo que diferencia a atividade pecuária da produção de alternativas vegetais. A proteção ao consumidor, prevista no Código de Defesa do Consumidor, foi citada como base legal para a regulamentação.

O projeto de lei em análise pretende eliminar a permissividade atual, oferecer maior segurança jurídica à indústria e garantir que a sociedade tenha acesso a informações adequadas ao escolher entre leite de origem animal e alternativas vegetais. O tema divide opiniões e segue em tramitação, mobilizando entidades de diferentes setores da cadeia alimentar.

Fonte: CNA

Veja também

2290

Governo estabelece programação orçamentária e financeira para 2026

IMG_2928

Governo do Espírito Santo lança Fundo de Descarbonização, com quase R$ 1 bilhão destinados ao financiamento da transição energética

WhatsApp Image 2026-01-26 at 12.20.05

Incaper amplia atendimento no campo e beneficia mais de 44 mil pessoas em 2025

119601

Rede Abraço passa a oferecer atendimento especializado para dependência em apostas on-line e jogos digitais

cats

Em telefonema a Trump, Lula defende Conselho de Paz exclusivo para Gaza, e com Palestina

MaterialEscolar_Freepik

Prodest alerta cuidados para compra digital de material escolar

lavoura -café- freepik

Primeiros meses do ano marcam fase decisiva no ciclo do cafeeiro

Espírito Santo dá início à colheita do gengibre da safra 2025. Foto Henrique Fajoli - Seag

Exportações de gengibre capixaba crescem em volume e alcançam 50 países