Governador recebe alunos da Rede Estadual para entrevista coletiva no Palácio Anchieta

Publicado em 12/09/2025 às 10:33

Compartilhe

HQF_8017

Fotos: Hélio Filho/Secom

Um grupo de estudantes da Rede Estadual teve uma atividade diferente na manhã desta quinta-feira (11). Os alunos, que atuam em projetos jornalísticos em suas escolas, foram ao Palácio Anchieta, sede do Executivo Estadual, para participar de uma entrevista coletiva com o governador Renato Casagrande e o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo. A ação reuniu 64 estudantes de 31 escolas de 24 cidades de várias microrregiões do Espírito Santo.

A iniciativa é uma forma de valorizar a atuação dos alunos em veículos de comunicação desenvolvidos no ambiente escolar. A entrevista coletiva durou aproximadamente duas horas e o representante de cada escola pode fazer pelo menos uma pergunta. O tema foi livre, porém, os assuntos mais recorrentes foram Educação, Meio Ambiente e Segurança Pública.

Os alunos também fizeram perguntas de caráter pessoal ao governador, como dúvidas sobre como foi a infância, o caminho percorrido até chegar ao Governo do Estado e até mesmo sobre a famosa “Barrinha de Cereal”, em alusão ao apelido dado ao torresmo nas redes sociais de Renato Casagrande.

“Foi uma experiência maravilhosa, tanto para mim quanto para os alunos, certamente. Sempre é uma alegria receber estudantes aqui no Palácio Anchieta. Essa coletiva foi mais uma oportunidade para falar sobre o que estamos fazendo, e mais, ouvir eles compartilhando o que estão vivendo. Como por exemplo, as melhorias na educação, a ansiedade do futuro pós-escola e a preocupação dos alunos com doenças psicológicas. Ouvi-los é muito importante para nós”, afirmou o governador.

Casagrande reforçou a necessidade de esclarecer sobre o trabalho que é feito pelo Governo do Estado. “Mostramos o que estamos fazendo no dia a dia e recebemos deles muitas sugestões proveitosas. Mas o que importa mesmo é esse contato, pois as redes sociais não substituem isso. A existência desses veículos de comunicação nas escolas também ajuda esses alunos a perderem a timidez e a insegurança”, completou.

O secretário da Educação destacou a importância da iniciativa e ressaltou que o encontro representou um momento de troca entre gestores e jovens. “Foi uma oportunidade muito especial, porque permitiu que nossos estudantes fizessem perguntas diretamente ao governador e a mim, de forma aberta e curiosa. Isso mostra o interesse que eles têm não apenas pelas questões da educação, mas também pelas trajetórias pessoais e pela vida pública”, afirmou.

Vitor de Angelo também recordou a própria experiência como aluno: “Eu já estive no lugar deles, cheio de dúvidas e sonhos, e sei o quanto esses momentos podem inspirar. É um privilégio poder compartilhar experiências e, ao mesmo tempo, ouvir as expectativas da juventude, que nos ajudam a pensar e a construir uma educação cada vez melhor no Espírito Santo.”

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos