Lula defende fortalecimento do Brics diante de tarifaço dos EUA

Publicado em 08/09/2025 às 13:40

Compartilhe

_mg_6883

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Os líderes do Brics se reuniram virtualmente nesta segunda-feira (8) para discutir estratégias de ampliação do comércio entre os países do bloco. O encontro foi convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ressaltou a necessidade de coordenação multilateral diante do aumento de tarifas comerciais pelos Estados Unidos.

“Nosso comércio e integração financeira oferecem alternativa segura para mitigar os efeitos do protecionismo”, afirmou Lula, destacando que o Brics reúne 40% do PIB mundial, quase metade da população global e condições de liderar uma “industrialização verde” voltada ao emprego e à inovação.

Anúncio

O presidente brasileiro criticou o que chamou de “chantagem tarifária” dos EUA e defendeu união do bloco na próxima Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2026, no Camarões. Ele também apontou paralisia da OMC e cobrou reforma de organismos internacionais, como o Conselho de Segurança da ONU.

Durante a cúpula, o presidente da China, Xi Jinping, apresentou a Iniciativa de Governança Global (IGG), proposta de nova ordem internacional. Outros líderes também abordaram riscos das medidas unilaterais, a necessidade de cooperação comercial e a preparação para a Assembleia Geral da ONU, neste mês, em Nova York.

Lula aproveitou para convidar os chefes de Estado à COP30, em Belém, em 2025, e sugeriu a criação de um Conselho de Mudança do Clima da ONU. Ele ainda criticou intervenções militares externas, citando a presença de navios dos EUA no Caribe, e defendeu que a América Latina permaneça como zona de paz.

Anúncio

O encontro contou com a participação de representantes de China, Rússia, Índia, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Andreia Verdélio – repórter da Agência Brasil

Veja também

Screenshot

Fundo Rio Doce disponibiliza R$ 450 milhões para projetos sociais em municípios atingidos por desastre de Mariana

limão tahiti - magnific

Brasil intensifica ações para ampliar exportações de frutas à Índia

capa

Dois homens são detidos e parte de mercadorias furtadas de mercearia em Domingos Martins é recuperada

whatsapp-image-2026-06-01-at-12-21-41

Turismo capixaba ganha reconhecimento nacional com pesquisa sobre impacto econômico

Capa Montanhas

Após temporal devastador, produtor rural encontra no Sicoob força para continuar

44

Criminosos arrombam loja e furtam bebidas, cigarros e dinheiro em Domingos Martins

CIDL3454

Governo do Estado recebe 532 novos servidores efetivos para reforçar a Rede Estadual de Ensino

WhatsApp Image 2026-06-02 at 13.41.34

Dupla é presa com cocaína, crack e ecstasy durante abordagem em Domingos Martins