Lula defende fortalecimento do Brics diante de tarifaço dos EUA

Publicado em 08/09/2025 às 13:40

Compartilhe

_mg_6883

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

Os líderes do Brics se reuniram virtualmente nesta segunda-feira (8) para discutir estratégias de ampliação do comércio entre os países do bloco. O encontro foi convocado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ressaltou a necessidade de coordenação multilateral diante do aumento de tarifas comerciais pelos Estados Unidos.

“Nosso comércio e integração financeira oferecem alternativa segura para mitigar os efeitos do protecionismo”, afirmou Lula, destacando que o Brics reúne 40% do PIB mundial, quase metade da população global e condições de liderar uma “industrialização verde” voltada ao emprego e à inovação.

O presidente brasileiro criticou o que chamou de “chantagem tarifária” dos EUA e defendeu união do bloco na próxima Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2026, no Camarões. Ele também apontou paralisia da OMC e cobrou reforma de organismos internacionais, como o Conselho de Segurança da ONU.

Durante a cúpula, o presidente da China, Xi Jinping, apresentou a Iniciativa de Governança Global (IGG), proposta de nova ordem internacional. Outros líderes também abordaram riscos das medidas unilaterais, a necessidade de cooperação comercial e a preparação para a Assembleia Geral da ONU, neste mês, em Nova York.

Lula aproveitou para convidar os chefes de Estado à COP30, em Belém, em 2025, e sugeriu a criação de um Conselho de Mudança do Clima da ONU. Ele ainda criticou intervenções militares externas, citando a presença de navios dos EUA no Caribe, e defendeu que a América Latina permaneça como zona de paz.

O encontro contou com a participação de representantes de China, Rússia, Índia, África do Sul, Egito, Etiópia, Indonésia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Fonte: Andreia Verdélio – repórter da Agência Brasil

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo