Governo do Estado celebra publicação de 100% dos órgãos com Planos de Integridade

Publicado em 26/08/2025 às 08:22

Compartilhe

HQF_7746

Fotos: Hélio Filho/Secom

O Espírito Santo alcançou um marco inédito na administração pública brasileira: todos os órgãos e entidades estaduais concluíram a elaboração e publicação dos seus Planos de Integridade. O feito histórico foi celebrado nesta segunda-feira (25), no Palácio Anchieta, durante o evento “Integridade em Atitude: construindo bases sólidas para o Espírito Santo que queremos”, promovido pela Secretaria de Controle e Transparência (Secont).

O encontro reuniu mais de 300 pessoas, entre servidores, representantes de instituições públicas e autoridades, em um momento de valorização da cultura de ética, da integridade e da boa governança no setor público capixaba.

Durante a cerimônia, o governador Renato Casagrande destacou o papel pioneiro do Espírito Santo, primeiro estado do País a alcançar a publicação de 100% dos planos, reforçando o compromisso da gestão com a integridade e a confiança da população nas políticas públicas.

“Quero parabenizar a todos que estão trabalhando a pauta da integridade em nosso Governo. Pedi a cada equipe para elaborar seus planos de integridade. Quando você estabelece um padrão de comportamento e cuida disso se alcança os resultados. Tem que evitar desvios, mas tem que ter resultados e a sociedade nos cobra isso. Veja como foi importante termos chegado até esse momento com capacidade de investimento e com gestão equilibrada”, afirmou o governador.

Na ocasião, os órgãos e entidades públicos estaduais receberam troféus produzidos pela artista capixaba Vivian Chiabay, em reconhecimento ao empenho na elaboração dos planos. Ao todo, foram homenageadas 54 instituições. O governador Renato Casagrande também foi homenageado como protagonista da integridade no Espírito Santo. O reconhecimento destacou sua dedicação à construção de políticas públicas pautadas na transparência, na ética e na responsabilidade com a sociedade capixaba.

O secretário de Estado de Controle e Transparência, Edmar Camata, ressaltou que o alcance de 100% na publicação dos planos é resultado de um esforço coletivo. “Esse momento é muito especial para todos nós. Cada servidor que se dedicou a esse processo ajudou a escrever uma nova página da história do Espírito Santo. Hoje, mostramos o quanto é possível fazer diferente, que é possível construir políticas públicas com base na confiança, na ética e no respeito. Esse é um legado que não pertence apenas ao Governo do Estado, mas a toda a sociedade capixaba”, pontuou.

O evento também contou com palestra magna do professor e filósofo Dr. Clóvis de Barros Filho, referência nacional em ética, que abordou o tema “Ética e Valores”, inspirando reflexões sobre os fundamentos que orientam a vida pública e a convivência social.

Encerrando a celebração, a Secont reforçou que a consolidação da integridade é um processo contínuo, que envolve servidores e sociedade, em prol de um Espírito Santo mais justo, transparente e comprometido com o interesse público.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral