Presidente da Ales recebe prêmio por trabalho em prol do comércio exterior

Publicado em 25/08/2025 às 13:22

Compartilhe

corpo_49279_SindiexBrunoFritz1

Presidente Marcelo Santos e Renato Casagrande emoldurados por Fábio Duarte e Sidemar Acosta / Foto: Bruno Fritz

O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União), recebeu o  Prêmio Personalidade do Comércio Exterior no evento que comemorou os 33 anos do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex). A celebração ocorreu na noite desta quinta-feira (21) em um cerimonial em Vitória. 

A premiação homenageia as pessoas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e fortalecimento do comércio internacional no Estado. Marcelo considerou o reconhecimento extensivo aos outros 29 deputados que compõem o Poder Legislativo estadual.

“Primeiro, que eu recebo esse prêmio em nome da Assembleia Legislativa, pois a Assembleia participa do resultado extraordinário do Espírito Santo frente ao país. É um motivo de muito orgulho, mas como eu disse, eu divido com meus colegas deputados e com o povo do Espírito Santo. Nós, a várias mãos, reconstruímos esse estado e somos uma referência no país”, disse.

De acordo com o parlamentar, o trabalho do Sindiex foi fundamental para desenvolver e promover o Espírito Santo, tornando o estado um hub de importação e de exportação. Ele ainda apontou caminhos para o setor público ajudar o segmento a atenuar os efeitos das taxação dos produtos enviados para os Estados Unidos.

“O governo federal precisa copiar o que o Espírito Santo faz, que é uma única palavra: respeito. E ao lado desse respeito, tem diálogo. Ele (o Estado) dialogando e conversando, faz diplomacia ativa. O Espírito Santo está enfrentando essa sobretaxa do governo dos Estados Unidos criando mecanismos aqui dentro do Estado para que o nosso setor que exporta não sofra tantos prejuízos. Nós sempre nos reinventamos”, ressaltou.

Segundo o presidente do Sindiex, Sidemar Acosta, a Assembleia Legislativa é uma parceira do comércio exterior no estado e o prêmio concedido ao presidente da Casa estava apenas reconhecendo a atuação dele e dos demais deputados em prol do comércio internacional. 

Ele também mostrou preocupação com a taxação do governo estadunidense e informou que o sindicato acompanha de perto todas as movimentações e aguarda apoio do poder público para amenizar o cenário atual. Acosta contou que o Sindiex busca medidas para ajudar, principalmente, os pequenos exportadores. 

“Estamos buscando uma alternativa do governo, um diálogo franco e que consiga, pelo menos, dar uma organizada em toda essa pauta. Obviamente, dependemos do nosso governo central, junto ao governo do Estado, para tentar fazer uma política de diplomacia para conseguir resolver isso o mais rápido possível”, enfatizou.

Apoio ao comércio exterior

Quem também marcou presença no evento foi o governador Renato Casagrande (PSB). O chefe do Executivo parabenizou o presidente Marcelo Santos pelo prêmio e contou que a administração estadual atua para auxiliar os exportadores a superarem esse momento difícil.

No evento do Sindiex, ele assinou um decreto prorrogando a vigência do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuários (Fundap), que terminaria no final deste ano, até 31 de dezembro de 2032; e também um Projeto de Lei (PL) que será encaminhado para a Ales aperfeiçoando o Invest-ES, um incentivo fiscal importante para o setor exportador.

Casagrande ainda listou uma série de investimentos em infraestrutura que estão sendo feitos pelo poder público e pela iniciativa privada que favorecem as atividades dos exportadores. “O Espírito Santo é o estado que mais faz investimentos em infraestrutura, quase 20% da nossa receita total é infraestrutura. Nós temos também hoje uma articulação forte com o governo federal e estamos colocando dinheiro na duplicação da BR-262, estamos acompanhando a duplicação da BR-101 e temos portos importantes que estão se ampliando, como o da Imetame, em Aracruz, os da VPorts, e o Porto Central, em Presidente Kennedy, que está se consolidando”, finalizou.

Além das autoridades citadas, participaram do evento do Sindiex os deputados estaduais Alexandre Xambinho (Podemos) e Fábio Duarte (Rede), integrantes do Executivo estadual e diversos empresários ligados às atividades de exportação no Espírito Santo.

Fonte: ales

Veja também

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral

2151803588

O fascínio por personagens animados na cultura brasileira

WhatsApp Image 2026-02-20 at 15.12.42

Comissário de bordo que mora em Dubai é preso em Marechal Floriano após incendiar casa de ex-companheiro