Idaf reforça ações de combate a queimadas ilegais em período de estiagem

Publicado em 20/08/2025 às 08:09

Compartilhe

age20190828130

Foto: Divulgação/ Idaf

De maio a outubro deste ano, o Governo do Estado, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), proíbe a prática de queima controlada no Espírito Santo, devido ao clima favorável à propagação do fogo. Nesta semana, com o início da “operação Fogo Zero”, que envolve órgãos ambientais estaduais e federais, o Idaf anuncia uma série de ações que visam coibir os incêndios florestais no Estado.

De acordo com o diretor geral do Idaf, Leonardo Monteiro, está sendo feito um reforço operacional para intensificar as ações de fiscalização e monitoramento durante o período crítico de incêndios florestais.

“A Central de Monitoramento de Florestas (CMF) do Idaf desempenhará um papel fundamental na operação. Com a utilização de tecnologia de sensoriamento remoto, será possível acompanhar tanto os novos focos de queimadas quanto as cicatrizes deixadas por incêndios anteriores, permitindo o direcionamento mais preciso das equipes de campo e maior efetividade nas ações de responsabilização administrativa dos infratores.  O Idaf mobilizará cerca de duzentos servidores em todo o território capixaba, priorizando os municípios com maior incidência histórica de uso irregular do fogo. As equipes da instituição são capacitadas e poderão ser remanejadas conforme a demanda e a dinâmica dos focos identificados”, explica Monteiro.

O gerente de licenciamento e controle florestal do Idaf, Jésus Fernando Miranda, explica que a realização de queimadas sem autorização do Idaf, configura em infração ambiental, estando os responsáveis sujeitos à multa e/ou embargo, além da obrigação de recuperação ambiental da área afetada. “É importante que todos tenham consciência sobre o prejuízo que os incêndios florestais causam na natureza e respeitem a legislação vigente. A população também pode colaborar com a proteção do meio ambiente, denunciando crimes ambientais pelo 181”, enfatiza.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf

Veja também

Mosquito macro photography

Dia D de mobilização contra a dengue e demais arboviroses será neste sábado (06)

uva -freepik

Viticultura está presente em 29 municípios capixabas

WhatsApp Image 2025-12-05 at 09.44.48-1

Incaper orienta sobre uso adequado do paper pot em evento técnico em Rio Bananal

Chuva-neblina-Julio-Huber

Como fica o tempo neste final de semana no ES

aacc717d-4851-441f-b31d-732bc792021c

Ministério da Agricultura entrega a Lula plano com ações estratégicas para um agro mais sustentável

corpo_49929_SeloAtricon04122025Assessoria4

Assembleia Legislativa é eleita a mais transparente do Brasil pelo 2º ano consecutivo

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos