Susaf/ES concedido pelo Idaf vai ampliar mercado para agroindústrias do município de Santa Teresa

Publicado em 19/08/2025 às 13:23

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-08-14 at 11.55.33 (1)

Foto: Divulgação

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) acaba de reconhecer a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Santa Teresa para a adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar de Pequeno Porte (Susaf/ES). A entrega da portaria, que reconhece a equivalência, foi realizada pelo diretor-geral do Idaf, Leonardo Monteiro, e pelo diretor técnico, Eduardo Chagas, ao prefeito do município, Kléber Médici da Costa, na última semana.

O diretor-presidente do Idaf, Leonardo Monteiro, explicou que, na prática, o Susaf/ES amplia a comercialização dos produtos de origem animal, que, inicialmente, era restrita apenas ao município e possibilita a venda em todo o Estado. “As agroindústrias de pequeno porte de Santa Teresa que se enquadrarem poderão agora fazer parte do Susaf/ES. Essa novidade beneficia ainda mais o desenvolvimento agroindustrial e o agroturismo da região, a valorização da cultura local e o destaque dos produtos regionais, além do fomento do desenvolvimento rural, do impulsionamento da economia, e a geração de emprego e renda”, disse Monteiro.

O diretor técnico Eduardo Chagas destacou que, além da ampliação de mercado, o Susaf/ES contribui para o fortalecimento dos serviços de inspeção dos municípios. “Também é importante destacar o ganho em saúde pública, com a oferta de alimentos e seguros, e de qualidade aos consumidores, além da prevenção de doenças transmitidas por alimentos de origem animal”, explicou Chagas.

O prefeito Kleber Medici da Costa enfatizou a grande conquista para os produtores. “Com o apoio do Governo do Estado, via Idaf, garantimos que o nosso serviço de inspeção municipal tenha reconhecimento estadual, abrindo mercados em todo o Espírito Santo. Essa parceria valoriza a produção local, gera renda, fortalece a economia e garante o reconhecimento da marca do nosso produtor familiar no Estado”, afirmou.

Na ocasião, o SIM pode entregar o primeiro certificado de inclusão no Susaf/ES do município para um estabelecimento de pequeno porte, a Agroindústria Milanezi, que produz queijo minas.

“Para nós, receber o Susaf/ES foi uma grande conquista. A luta foi grande, mas pude contar com a parceria da Secretaria Municipal da Agricultura, da prefeitura, da câmara e do Idaf. Sou grata a todos que nos deram as mãos e caminharam conosco até aqui para podermos vencer. Agora posso vender os meus produtos para todo Estado”, disse a proprietária da agroindústria Milanezi, Rosimere Milanezi Dondoni.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Idaf

Veja também

Noite - Cena Escola de Dança - Credito Ivna Messina (1)

Domingos Martins (ES) recebe a 1ª Mostra de Artes Cênicas

45645

Comitê Gestor do IBS e Receita Federal orientam empresas sobre a entrada em vigor de novos tributos

VACINA EM GRAVIDA- FREEPIK

Espírito Santo recebe o primeiro lote da vacina contra o vírus sincicial respiratório para proteger recém-nascidos

{CA66CACA-3C4C-3BAC-B5E5-7EBC56AEDBDE}

Saúde de Alfredo Chaves registra avanços e mais de 90 mil atendimentos em 2025

reunião_comitê (1)

Comitê Integrado vai intensificar operações Força pela Vida em dezembro no Espírito Santo

sau (1)

Servidores do Iases são capacitados para agir em emergências e salvar vidas

Incaper_tilapia_Arquivo (1)

Tilápia capixaba amplia produção e agrega valor ao setor de aquicultura

DJI_0377-1

Nova megaestrutura com capacidade para 35 mil pessoas promete impulsionar o turismo de negócios no Espírito Santo