Governador destaca o Programa Estado Presente em Defesa da Vida durante evento nacional
Publicado em 15/08/2025 às 08:15
Foto: Adriano Zucolotto/Governo-ES
A experiência do Espírito Santo na redução da criminalidade foi tema da palestra do governador Renato Casagrande durante o 19º Encontro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, realizado em Manaus (AM). O modelo de gestão do Programa Estado Presente em Defesa da Vida foi apresentado como referência para outros estados brasileiros.
Com resultados expressivos, Casagrande destacou a queda no número de homicídios, que passou de mais de 2 mil registros em 2010 — antes da criação do Programa — para 852 em 2024, o menor índice da série histórica. O governador atribuiu o avanço à integração das forças de segurança e ao uso intensivo de tecnologia.
Um exemplo citado foi a prisão, na terça-feira (13), de uma mulher foragida há 30 anos por homicídio, identificada por meio do sistema de reconhecimento facial em um terminal de ônibus. A tecnologia também integra o Cerco Inteligente, que chamou a atenção do governador do Amazonas, Wilson Lima, e inspirou a implantação do “Paredão” no estado vizinho.
Casagrande defendeu a troca de informações entre unidades da federação e lembrou que o enfrentamento à violência exige também ações sociais. “O Programa Estado Presente tem transversalidade. Não podemos colocar todo o peso nas costas do policial. Educação, esporte, cultura e infraestrutura urbana também são fundamentais”, afirmou.
Na ocasião, o governador antecipou que, nesta sexta-feira (15), será anunciada a transferência de R$ 485 milhões aos municípios para investimentos em educação, com foco na construção de creches.
Fonte: Assessoria de Comunicação do Governo