Coffee Connect será realizado pela primeira vez no Espírito Santo

Publicado em 19/07/2025 às 17:15

Compartilhe

café julio huber

Foto: Juio Huber

Pela primeira vez fora de Minas Gerais, a próxima etapa do Coffee Connect 2025 será realizado durante a Feira de Agronegócios Cooabriel, em São Gabriel da Palha, no Norte do Espírito Santo. Como o café conilon brasileiro tem se consolidado como um dos pilares da cafeicultura mundial é uma das reflexões que guiará o evento, que reúne especialistas, produtores e lideranças para discutir os rumos do setor.

O encontro será realizado no dia 26 de julho, às 13h, no auditório da Feira, no município que abriga a maior cooperativa de café conilon do país. O evento ocorre em um momento estratégico, marcado pela crescente valorização do Conilon no mercado internacional. O grão produzido no Brasil vem ganhando espaço, especialmente diante das recentes mudanças no comércio global. Com qualidade, preço competitivo, o Conilon brasileiro desperta cada vez mais interesse da indústria global.

Entre os temas em pauta está “O Conilon frente ao novo cenário global do café”, que será abordado por Marcos Matos, CEO do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil). A apresentação trará uma análise sobre a competitividade brasileira, os desafios logísticos e as oportunidades que se abrem com a nova configuração do mercado internacional.

A pesquisadora Rosane Schwan, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), abordará o papel da fermentação no processo pós-colheita do Conilon, destacando as particularidades desse método para o café produzido no Espírito Santo, onde ainda é pouco difundido, e os impactos dessa prática na qualidade e na diferenciação do produto.

O evento contará ainda com a presença de Luisa Nogueira, jornalista especializada em agronegócio, produtora rural e uma das idealizadoras do Coffee Connect, além de CEO da Plata Digital, empresa parceira na realização do evento. Ricardo Schneider, presidente do Centro do Comércio de Café de Minas Gerais (CCCMG) e também idealizador do fórum, e Vinicius Estrela, CEO da BSCA (Associação Brasileira de Cafés Especiais), complementam o time com importantes perspectivas sobre o mercado e a valorização do Conilon no segmento dos cafés especiais.

Além disso, estarão presentes Luiz Carlos Bastianello, presidente da Cooabriel, e Carlos Augusto Pandolfi, superintendente geral da cooperativa, que representam a força produtiva e a liderança da maior cooperativa de café Conilon do país.

A etapa no Espírito Santo antecipa a segunda edição nacional do Coffee Connect, que acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de novembro, em Varginha (MG), cidade reconhecida pela exportação de café.

Voltado para todo o setor da cafeicultura, o evento tem como propósito informar, valorizar e conectar diferentes regiões e agentes da cadeia, contribuindo para levar o café brasileiro ainda mais longe no cenário global.

Coffee Connect 2025 | Etapa Cooabriel

  • Data: 26 de julho de 2025
  • Horário: 13h
  • Local: Auditório da Feira de Agronegócios Cooabriel/ Área de Eventos Cooabriel – São Gabriel da Palha/ES, Rodovia ES-137 – Ao lado do Armazém da cooperativa

Fonte: OCB

Veja também

corpo_50018_Deputado-Toninho-da-Emater--Comissao-de-Cultura--17062025LucasSCostaa

Projeto autoriza criação de Carteira Estadual de Docente no ES

NFF_VIANA_001_page-0001

Sefaz leva orientações sobre a Nota Fiscal Fácil a produtores rurais em Santa Maria de Jetibá e Viana

Alunos do Instituto Cultural das Montanhas. Foto Alexsandra Victório

Instituto Cultural das Montanhas celebra o natal com concertos na região serrana do ES

0e57b858-0cc5-4091-b760-a391da02e262

Brasil celebra abertura de mais de 500 novos mercados agropecuários entre 2023 e 2025

DIVULGAÇÃO- INCAPER

Incaper desenvolve substrato sustentável que reduz custo de mudas de maracujá no ES

Imagem do WhatsApp de 2025-12-15 à(s) 22.31.33_15f8f92c

Escritora de Marechal Floriano vence concurso literário nacional

Gamer,Playing,Online,Game,On,Smart,Phone,In,Dark,Room.

Domínio do iGaming móvel: por que os celulares lideram

FOTO CAPA

Temporal com ventania provoca alagamentos, queda de árvores e interdições nas Montanhas Capixabas