Frente fria provoca chuva volumosa e frio intenso no litoral do Sudeste

Publicado em 02/07/2025 às 10:38

Compartilhe

3202

Foto: Freepik

A passagem de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste está intensificando os ventos marítimos e provocando acúmulo de umidade nas áreas costeiras. Essa combinação de fatores, aliada à circulação de ventos em níveis mais altos da atmosfera, favorece a formação de áreas de instabilidade que devem persistir nos próximos dias, especialmente no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Até o domingo (6), a previsão é de chuva frequente nessas regiões, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes por horas consecutivas. Apesar da baixa probabilidade de raios, o volume acumulado preocupa, principalmente nas áreas de encosta, onde há risco de deslizamentos. Alagamentos e transbordamento de córregos também não estão descartados em cidades litorâneas.

De acordo com estimativas da Climatempo, os maiores volumes de chuva devem se concentrar sobre o estado do Rio de Janeiro, podendo ultrapassar os 150 mm até o dia 4 de julho — índice elevado para um mês tipicamente seco na região. Para o litoral de São Paulo e Espírito Santo, os acumulados devem variar entre 50 mm e 100 mm.

A situação já começa a se agravar. Em menos de 24 horas, algumas localidades da Baixada Santista registraram cerca de 50 mm de chuva. Nesta quarta-feira (2), a precipitação persiste no Litoral Norte paulista. No Rio de Janeiro, áreas como Angra dos Reis, Paraty e o Grande Rio estão entre as mais afetadas. Segundo dados do sistema Alerta Rio, entre as 9h do dia 1º e as 9h do dia 2, foram registrados 80 mm de chuva na Rocinha, 76,4 mm no Alto da Boa Vista e 58,4 mm no Jardim Botânico — volumes superiores à média histórica de julho na capital, que é de 57 mm.

A Região Serrana do Rio também inspira atenção, com previsão de chuvas constantes até sábado. No Espírito Santo, o tempo começa a mudar nesta quinta-feira (3), com previsão de chuva persistente até o fim de semana em áreas litorâneas e cidades da Grande Vitória. Municípios da região serrana capixaba também podem registrar acumulados expressivos.

Frio e mar agitado completam o cenário

Além da chuva, o avanço de uma massa de ar frio de origem polar e o predomínio de céu nublado vão manter as temperaturas baixas em todo o leste do Sudeste. A sensação de frio será mais intensa na Grande São Paulo, Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, em todo o estado do Rio de Janeiro e também no Espírito Santo. As tardes tendem a ser especialmente frias.

Outro alerta importante é para o mar agitado. A formação de um ciclone extratropical na costa da Região Sul e os ventos marítimos constantes devem provocar elevação significativa das ondas, aumentando o risco de ressaca em todo o litoral sudestino.

As autoridades recomendam atenção redobrada para moradores de áreas de risco e regiões litorâneas nos próximos dias.

Fonte: Climatempo

Veja também

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho

females-doctor-hospital-with-stethoscope

Agora Tem Especialistas abre 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em áreas prioritárias do SUS

ccrna

Brasil terá Centro de Competência em RNA mensageiro para fortalecer produção de vacinas e medicamentos

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga