Bandes lança programa de financiamento para construção de pequenas barragens no Espírito Santo

Publicado em 02/07/2025 às 08:32

Compartilhe

16510

Foto: Freepik

Com o objetivo de ampliar a segurança hídrica nas propriedades rurais do Espírito Santo e fomentar a produção agropecuária de forma sustentável, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) lançou o Programa de Financiamento para a Construção de Pequenas Barragens. A iniciativa oferece crédito com condições especiais de até R$ 150 mil por projeto e tem edital aberto por 24 meses a partir da data de publicação.

A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e utiliza recursos do Fundo de Fortalecimento da Economia Capixaba (FORTEC). A proposta busca atender a uma demanda urgente do setor rural: garantir o acesso à água em períodos de estiagem com baixo impacto ambiental.

“Sabemos que a falta de segurança hídrica é um dos grandes desafios do meio rural. Com esse programa, o Governo do Estado oferece condições diferenciadas de financiamento para ajudar a solucionar esse problema, especialmente no que diz respeito à irrigação”, destaca a diretora de Operações do Bandes, Gabriela Vichi.

Como funciona o programa

O financiamento contempla todas as etapas, desde a elaboração do projeto técnico até a execução da obra, limitada a cinco hectares ou 50 mil metros cúbicos de capacidade, conforme critérios do edital. A contratação dos profissionais responsáveis pelos projetos fica a cargo dos produtores beneficiados, e os custos com esses serviços podem ser incluídos no financiamento.

Podem participar produtores rurais capixabas devidamente regularizados, sendo permitida a submissão de apenas um projeto por propriedade durante o período de vigência do edital.

Sobre a segurança hídrica

Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), o termo se refere à disponibilidade de água de qualidade e em quantidade suficiente para satisfazer as necessidades humanas, atividades econômicas e conservação de ecossistemas aquáticos. Além disso, envolve gestão de riscos a que a população e o meio ambiente estão sujeitos relacionados aos extremos de secas, cheias e falhas ou gestão ineficaz.

Saiba mais:
bandes.com.br/barragens

Fonte: Gerência de Comunicação Institucional do Bandes/ texto: Mavi Sant’Anna

Veja também

Handful of fresh roasted coffee beans form the sack

Café capixaba atinge US$ 147 milhões em exportações em junho

females-doctor-hospital-with-stethoscope

Agora Tem Especialistas abre 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em áreas prioritárias do SUS

ccrna

Brasil terá Centro de Competência em RNA mensageiro para fortalecer produção de vacinas e medicamentos

pmes em dm

Comandante-geral participa da Operação Colheita em Domingos Martins

Ordinary busy day of surgeon

Sesa realiza ação de cirurgias eletivas neste sábado (26)

Volta as aulas

Alunos da Rede Estadual retornam às aulas nesta segunda-feira (28) com novidades no segundo semestre

JEPI

Jogos Estaduais da Pessoa Idosa 2025 começam na próxima segunda-feira (28)

arma apreendida

Suspeitos de assalto trocam tiros com policiais e abandonam arma durante a fuga