Governo alerta para marcas de azeite de oliva impróprias para consumo

Publicado em 07/06/2025 às 11:43

Compartilhe

azeite-de-oliva

Foto: Freepik

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou um alerta sobre oito marcas de azeite de oliva desclassificadas por fraude. Após análises laboratoriais, foi comprovada a presença de outros óleos vegetais, o que torna os produtos impróprios para o consumo.

A investigação foi conduzida pela Secretaria de Defesa Agropecuária, com apoio da Polícia Civil do Espírito Santo e de São Paulo. Os laudos apontaram que os produtos não seguem os padrões exigidos pela legislação, violando a Instrução Normativa nº 01/2012.

Anúncio

Os lotes devem ser retirados do mercado, e estabelecimentos que mantiverem a venda podem ser responsabilizados. O Ministério orienta que consumidores parem de usar os produtos e exijam a troca com base no Código de Defesa do Consumidor.

Denúncias podem ser feitas pelo canal oficial Fala.BR. O Mapa também alerta para a possibilidade de uso indevido de nomes semelhantes aos de marcas conhecidas. A fiscalização faz parte de uma ação nacional para combater fraudes no setor de azeites.

Confira, a seguir, a lista das marcas desclassificadas:

Anúncio

Fonte: Mapa

Veja também

WhatsApp Image 2026-11-05 at 16.37.36

Irmãos são detidos por tráfico de drogas em bar de Marechal Floriano

capa

Escritora de Domingos Martins lança livro inspirado na trajetória de Carolina Maria de Jesus

Biblioteca Pública Municipal Argentina Lopes Tristão- foto- divulgação

Aulão gratuito para o Enem arrecada doações para crianças em tratamento contra o câncer em Domingos Martins

COLUNA GATRONOMIA

Bananas flambadas 

Agência Conceição_Linhares_460A1679-1 (1)

Sicoob ES ultrapassa R$ 43 bilhões em ativos e mantém liderança empresarial no Estado

Sem título

Mulher procurada pela Justiça por tráfico de drogas é presa na zona rural de Domingos Martins

proxy

Projeto de agricultores de Boa Esperança conquista Prêmio Biguá Sustentabilidade 2026

image-2-768x620

Após reclamações, coleta de lixo é retomada em Chapéu, Domingos Martins