Frente fria e temperaturas extremas marcam o final de maio no Brasil

Publicado em 19/05/2025 às 15:01

Compartilhe

7405

Foto: Freepik

A segunda quinzena de maio de 2025 será marcada por extremos climáticos em diferentes regiões do Brasil. Enquanto frentes frias provocam chuva forte e risco de geada no Sul, o tempo seco, com calor acima da média e baixa umidade do ar, predomina no interior do Nordeste, do Sudeste e do Centro-Oeste.

Na região Sul, a frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul no dia 18 perde força, mas ainda causa pancadas de chuva em Santa Catarina e no Paraná. Outras frentes frias devem avançar até o fim do mês, acompanhadas por áreas de instabilidade geradas por cavados meteorológicos e baixa pressão atmosférica. A previsão é de chuva volumosa principalmente no Rio Grande do Sul, com possibilidade de geada nas áreas serranas e na fronteira com o Uruguai, a partir do dia 27, quando uma nova frente fria pode trazer uma intensa massa de ar polar continental.

No Sudeste, uma grande massa de ar seco mantém o tempo firme em quase toda a região, principalmente no interior de São Paulo e em Minas Gerais. As temperaturas seguem elevadas para o período. Uma frente fria entre os dias 20 e 21 pode aumentar a nebulosidade no litoral paulista e fluminense, com chuva concentrada na faixa costeira. Já entre os dias 28 e 29, uma frente fria mais intensa deve trazer chuva também para o interior de São Paulo, Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de provocar queda de temperatura em todos os estados da região.

Fonte: modelo ECMWF

O Centro-Oeste também permanece sob influência de uma massa de ar seco, com poucas chances de chuva e tardes mais quentes. A exceção fica para o norte de Mato Grosso e áreas de fronteira com o Paraguai, onde podem ocorrer pancadas isoladas. O fim do mês pode trazer mudança no tempo com a chegada de uma frente fria que deve derrubar as temperaturas, especialmente em Mato Grosso do Sul e no sul de Goiás.

No Nordeste, a chuva perde força no interior, onde o tempo seco e quente prevalece, com máximas entre 35°C e 37°C. A faixa litorânea ainda pode registrar episódios de chuva forte, especialmente entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte, por causa dos ventos marítimos e distúrbios ondulatórios de leste. No fim do mês, uma frente fria pode alcançar o litoral da Bahia.

Na região Norte, a ZCIT (Zona de Convergência Intertropical) continua ativa e mantém a chuva nas áreas ao norte do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá. Já Tocantins, Rondônia e Acre devem ter redução das pancadas. Nos últimos dias de maio, a chegada de uma frente fria continental pode provocar friagem em partes de Rondônia, Acre e sul do Amazonas.

Fonte: Climatempo

Veja também

rampa de alfredo chaves

Alfredo Chaves sedia final do Campeonato Brasileiro de Parapente

tempo de espera reduzido

Saúde promove oficina para atualização do Plano de Ação do projeto de Redução do Tempo de Espera por Consultas e Exames

Diagnostico de cancer

Ministro da Saúde lança Super Centro para Diagnóstico de Câncer com laudos cinco vezes mais rápidos no SUS

fundador da igreja maranat

Morre aos 93 anos o fundador da Igreja Cristã Maranata e do Maanaim, pastor Gedelti Gueiros

sem homicídios

Espírito Santo fecha primeiro semestre de 2025 com menor número de homicídios em 29 anos

açoes educativas na feira dos municípios

Detran|ES leva ações educativas com foco na preservação da vida para Feira dos Municípios

feira dos municipios

Governo do Estado realiza a abertura oficial da Feira dos Municípios 2025 com celebração da cultura capixaba

biotecnologia reprodutiva

Biotecnologia reprodutiva: cursos capacitam pecuaristas capixabas para inseminação artificial em bovinos