Pimenta-rosa capixaba entra na perfumaria internacional e fortalece cadeia produtiva da aroeira

Publicado em 12/05/2025 às 15:36

Compartilhe

WhatsApp Image 2025-05-09 at 20.30.05

Foto: Divulgação

A pimenta-rosa produzida em São Mateus, no Espírito Santo, agora compõe fragrâncias de uma das maiores marcas de cosméticos do mundo. O anúncio foi feito durante o 3º Festival Brasileiro da Pimenta-Rosa, promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e parceiros, no campus da Ufes em São Mateus.

Durante uma palestra virtual no evento, as pesquisadoras da Natura, Yorgana Yajure e Caroline Stüker, revelaram a parceria firmada com a produtora rural Ana Paula Martin, também de São Mateus, para fornecimento da especiaria. O acordo marca a substituição do insumo importado por um ingrediente 100% capixaba, cultivado com acompanhamento técnico do Incaper.

Desde o início das articulações, a extensionista Fabiana Ruas prestou assistência à produtora e coordenou os trâmites técnicos para garantir a qualidade da matéria-prima. A aproximação entre a Natura e os produtores locais começou em 2022, durante a primeira edição do festival. Três anos depois, a parceria se concretizou, destacando o sucesso da integração entre pesquisa, extensão rural e agricultura familiar.

Com a nova parceria, a pimenta-rosa capixaba — que conquistou Indicação Geográfica (IG) em 2023 — passa a integrar fragrâncias lançadas para o Dia das Mães, em uma campanha que valoriza a origem do produto e a história da produtora local. “Esse é um marco para a cadeia da pimenta-rosa no Estado e resultado de anos de trabalho técnico e dedicação”, destacou Fabiana Ruas.

Para Ana Paula Martin, o apoio do Incaper foi essencial, especialmente após a perda de uma lavoura por causa das chuvas. Com suporte técnico, ela reestruturou a produção e obteve um insumo de alta qualidade, reconhecido pela Natura. “É uma alegria ver meu produto ganhando esse reconhecimento. É uma conquista para mim e para o Espírito Santo”, afirmou.

Festival celebra a força da aroeira

O 3º Festival Brasileiro da Pimenta-Rosa reuniu especialistas, agricultores, extrativistas, empreendedores e representantes de instituições públicas e privadas de diversos estados. A programação contou com palestras, rodas de conversa, oficinas e apresentações culturais, promovendo a troca de experiências sobre a cadeia produtiva da aroeira, planta nativa da Mata Atlântica.

Produtos com pimenta-rosa — como queijos, óleos, pães, geleias e molhos — foram apresentados ao público nos estandes, resultado de uma capacitação culinária promovida pelo Senar-ES e pelo Sindicato Rural local.

O evento também destacou ações de valorização dos extrativistas, como o cadastramento e entrega de carteirinhas a coletores de produtos florestais não madeireiros, em parceria com o Idaf. A iniciativa reconhece e fortalece o manejo sustentável da aroeira no Espírito Santo.

Fonte: Incaper

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral