Grandes ondas alcançarão as costas do ES, RJ, SP, RS, SC e PR

Publicado em 03/04/2025 às 15:01

Compartilhe

12408

Foto: Freepik

A intensificação dos ventos sobre o oceano, causada pela passagem de dois ciclones extratropicais, provocará forte agitação marítima no litoral das regiões Sul e Sudeste do Brasil durante o primeiro fim de semana de abril. A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para o trecho entre Chuí (RS) e Florianópolis (SC), válido das 21h de quinta-feira, 3 de abril, até as 9h de sábado, 5 de abril, com ondas previstas entre 2,5 e 3,5 metros.

Detalhamento por Região:

  • Região Sul: O mar começará a se agitar na noite de quinta-feira (3), no extremo sul do Rio Grande do Sul. Durante a sexta-feira (4), a agitação marítima se espalhará rapidamente pelos litorais do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. No litoral do Paraná, as ondas aumentarão ao longo da tarde de sexta-feira, podendo atingir picos de até 2,5 metros. Essa condição de mar agitado persistirá durante todo o fim de semana.
  • Região Sudeste: No litoral de São Paulo, a intensificação dos ventos ocorrerá na sexta-feira (4), com a passagem de uma frente fria, mantendo o mar agitado durante o fim de semana. As ondas poderão alcançar picos de 2,0 a 2,5 metros no sábado e de 1,5 a 2,0 metros no domingo. No litoral do Rio de Janeiro, a agitação marítima começará na madrugada de sábado (5), com ondas crescendo rapidamente ao longo do dia e podendo atingir picos de até 3,0 metros. Essa condição persistirá até segunda-feira (7). No Espírito Santo, o mar começará a subir na noite de sábado (5), intensificando-se no domingo, com ondas entre 2,0 e 2,5 metros, mantendo-se agitado também na segunda-feira.

CAUSAS – A condição de mar muito agitado deve-se à intensificação dos ventos sobre o oceano, resultante da passagem de dois ciclones extratropicais. Um deles, de menor porte, organiza-se na costa gaúcha nesta quarta-feira (2), sem grande impacto na agitação marítima. O outro, um grande sistema, desloca-se pela costa da Argentina na quinta-feira (3), gerando uma extensa agitação no oceano, com grandes ondas que se deslocarão para a costa brasileira nos próximos dias. Além disso, um grande sistema de alta pressão atmosférica, que se desloca do interior da Argentina para o litoral do Uruguai entre 4 e 5 de abril, contribuirá com ventos moderados a fortes, mantendo o mar agitado.

RECOMENDAÇÕES – A Marinha do Brasil recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar nessas áreas e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao estado do mar e dos ventos. Além disso, é aconselhável que os navegantes consultem as informações meteorológicas antes de se fazerem ao mar e que os banhistas evitem entrar no mar durante o período de agitação.

Para mais informações e atualizações, consulte os boletins da Marinha do Brasil e os serviços de meteorologia locais.

Fonte: Climatempo

Veja também

ministerio do saude anuncia parceria

Ministério da Saúde assina parcerias na Índia para produção de medicamentos contra o câncer no SUS

back-view-woman-holding-credit-card-floor

Mais de 76 mil capixabas saem da inadimplência em janeiro

view-hands-with-heart-shape-represent-affection 5

Atividade física e saúde do coração: por que se movimentar é essencial

foto nova 6y53g5ty

Olivas de Gramado promove 2º Festival do Azeite com experiências imersivas na Serra Gaúcha

Senior african american woman in face mask receiving vaccination. retirement and senior lifestyle during covid 19 pandemic concept.

Espírito Santo recebe primeiras doses da vacina nacional contra a dengue do Instituto Butantan

secom

Estado reforça parcerias e anuncia novos investimentos em Vila Pavão nas áreas de saúde, educação e infraestrutura

45_donald_trump-the-whinte-house-1024x1024-1-1-1

Suprema Corte dos EUA derruba tarifaço imposto por Trump

55104351798_4398a33af6_o

Lula defende que IA fique a cargo de instituição multilateral