Brasil e Vietnã fortalecem laços e ampliam comércio agropecuário

Publicado em 31/03/2025 às 08:17

Compartilhe

942f19fa-4399-4282-9ca9-d1c38fa73c51

Foto: Ricardo Stuckert/PR

Na última sexta-feira (28), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, acompanhou a comitiva brasileira liderada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita oficial ao Vietnã. Durante o evento, Lula anunciou a abertura do mercado vietnamita para a carne brasileira.

A decisão foi resultado de uma série de encontros com os principais líderes do sistema político do Vietnã: o presidente Luong Cuong, o presidente da Assembleia Nacional Tran Thanh Man, o secretário-geral do Partido Comunista Tô Lâm e o primeiro-ministro Pham Minh Chính.

“Temos trabalhado intensamente para fortalecer o comércio de produtos agropecuários com o Vietnã, e a presença do presidente Lula foi essencial para concretizar essa reabertura tão aguardada do mercado de carne bovina brasileira”, destacou o ministro Fávaro.

Desde o início do atual governo, quatro novos mercados já foram abertos no Vietnã, além da facilitação do comércio de couro brasileiro no país. Em 2025, o Vietnã se consolidou como o quarto maior destino das exportações agropecuárias brasileiras, respondendo por 3,2% do volume comercializado até fevereiro, ficando atrás apenas de China, União Europeia e Estados Unidos.

“Depois de anos de negociações, o primeiro-ministro vietnamita finalmente anunciou a importação da carne brasileira. É uma notícia extraordinária, de grande importância tanto para o Vietnã quanto para o Brasil”, afirmou Lula em um vídeo publicado em suas redes sociais, ressaltando que essa conquista vinha sendo buscada pelo Brasil há mais de duas décadas.

O Vietnã importa anualmente cerca de 300 mil toneladas de carne bovina e tem no Brasil seu principal parceiro comercial na América Latina, representando uma oportunidade significativa para os produtores brasileiros. O ministro Fávaro também destacou que os cortes preferidos pelos consumidores vietnamitas são diferentes dos tradicionais no Brasil, o que pode ampliar a competitividade da carne bovina no mercado interno.

“A abertura do mercado vietnamita para a carne bovina brasileira estimulará investimentos de frigoríficos do Brasil, tornando o Vietnã uma plataforma estratégica para exportação no Sudeste Asiático”, declarou Lula.

Cooperação Estratégica e Parceria no Setor do Café

Outro tema de destaque na visita foi o fortalecimento da parceria entre Brasil e Vietnã no setor cafeeiro. Como maiores produtores mundiais do grão, os dois países firmaram compromisso para intensificar pesquisas conjuntas, buscando desenvolver variedades mais resistentes aos impactos das mudanças climáticas.

“Brasil e Vietnã são os dois maiores produtores de café do mundo e ambos enfrentaram perdas devido às mudanças climáticas. Estamos determinados a ampliar nosso intercâmbio técnico para fortalecer a resiliência da cultura do café”, afirmou Lula.

Assinatura de Acordos Bilaterais

A visita também contou com a assinatura de atos bilaterais, incluindo a formalização do Plano de Ação para Implementação da Parceria Estratégica entre os dois países. Além desse documento, foram assinados dois acordos e dois memorandos de entendimento para ampliar a cooperação em diversas áreas.

O Plano de Ação, oficializado em Hanói após uma reunião entre Lula e o presidente vietnamita Luong Cuong, define prioridades para o período 2025-2030 em temas como defesa, economia, comércio, investimentos, agricultura, segurança alimentar, ciência, tecnologia, meio ambiente, transição energética e cooperação sociocultural.

Com esses avanços, Brasil e Vietnã reafirmam o compromisso de fortalecer seus laços comerciais e diplomáticos, promovendo um intercâmbio cada vez mais dinâmico nos próximos anos.

Fonte: MAPA

Veja também

hospital-de-domingos-martins-768x432-2-768x432

Hospital Santa Casa de Domingos Martins suspende temporariamente atendimento normal após alta demanda por síndrome respiratória

capa

Trânsito parado e falta de orientação geram queixas durante obras em Araguaya

54499653680_bc017697a3_o

Vale a pena revisar IOF para evitar especulações, diz Haddad

capa

Carro pega fogo em frente ao Jardim de Infância em Marechal Floriano

capa 23

Domingos Martins recebe evento Movimento de Rua para celebrar arte urbana e periférica

WhatsApp-Image-2025-05-22-at-17.24.28

Espírito Santo inicia colheita da safra 2025 de café arábica

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-04-10-as-16.54.22_2693d46b-768x433-2-768x433-2-768x433

Feriado começa com sol, mas frente fria muda o tempo no ES

WhatsApp Image 2025-05-22 at 14.22.48

Reunião com presidente da COP30 discute agenda dos Estados na Conferência do Clima